Trabalho Interdisciplinar Adm
Casos: Trabalho Interdisciplinar Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilinha25 • 17/9/2013 • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 643 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
O BOTICÁRIO É A EMPRESA CERTA NO PAÍS CERTO
Araranguá
2013
O BOTICÁRIO É A EMPRESA CERTA NO PAÍS CERTO
Trabalho multidisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Araranguá
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho interdisciplinar foi desenvolvido tento como ponto de apoio o artigo “O Boticário é a empresa certa no país certo”. Para que se possa conduzir um trabalho de modo adequado, é preciso atentar-se aos objetivos do mesmo. O objetivo principal do presente trabalho pode ser esclarecido como o de realizar uma análise da situação descrita no artigo “O Boticário é a empresa certa no país certo”, enfatizando sempre a gestão de marketing da empresa.
Os objetivos específicos, aqueles que auxiliam no alcance do objetivo geral foram: utilizar os conteúdos abordados nas disciplinas do 5º semestre, para a construção de um texto abrangente.
Tendo-se em vista os objetivos propostos, foi preciso realizar uma leitura detalhada do texto, para que primeiramente, se pudesse compreender do que se trata o artigo de fato. Após tal compreensão, tornou-se possível responder as perguntas propostas pelos professores da disciplina, formulando um texto com enfoque no marketing, porém, abrangendo diferentes pontos sobre a situação e realidade do artigo analisado.
Os principais autores pesquisados foram Maximiano (2000),
Enquanto principais fontes de pesquisa cita-se Assaf Neto (2000), Bateman e Snell (1998), BOVESPA (2013), Iudícibus (1998), Kotler, Hayes e Bloom (2002), Nickels e Wood (1999) e Stoner e Freeman (1999).
2 DESENVOLVIMENTO
Administrar uma empresa demanda de seu administrador uma série de conhecimentos nas mais variadas áreas, de modo que possa compreender detalhadamente aquilo que ocorre na empresa, além de ter a capacidade de traçar estratégias para lidar adequadamente com cada uma das situações que se impõe no cotidiano empresarial.
Para administrar uma empresa é preciso que o administrador conheça sua equipe e saiba o modo adequado para a utilização das capacidades de cada membro da mesma. Nesse sentido, Maximiano (2000, p. 25) afirma que:
A administração é processo ou atividade dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.
Silva (2005) esclarece que existem tantos conceitos da administração quanto livros a respeito do assunto. Todavia, boa parte dos conceitos tem em comum a ideia de que a administração está relacionada com a atividade voltada ao alcance de objetivos por meio dos esforços de diferentes pessoas.
O marketing, por sua vez, difere da administração no sentido de que também agrupa procedimentos, porém, são voltados à parte externa da empresa, ao modo como a mesma atuará para divulgar e vender fora aquilo que a administração organiza e estrutura dentro dela.
Segundo Cobra e Zwarg (1986, p. 144):
A busca do marketing passa a ser, então, atender às necessidades dos consumidores objetivando o lucro nos negócios dentro de parâmetros compatíveis. Com essa reorientação do conceito de marketing, os bancos e as seguradoras que têm o seu enfoque direcionado para os seus produtos unicamente podem perder gradativamente mercado.
No que tange a comunicação integrada de marketing (CIM), pode-se afirmar que esta forma de comunicação busca aproximar a empresa do mercado que a mesma deseja alcançar, promovendo a divulgação de seus produtos e chamando a atenção do cliente para os mesmos.
Temos em mente a fidelização do cliente. Queremos que sua compra seja o começo de um relacionamento duradouro. É cinco vezes mais barato fidelizar um cliente que sair à procura de novos clientes. Por isso, devemos examinar com carinho qual é o segmento que mais nos convém. (SOUKI, 2000, p. 99).
Nesse sentido, cite-se que para o desenvolvimento de uma comunicação integrada de marketing eficiente, tem-se a possibilidade de utilizar diferentes técnicas de comunicação, cada uma com suas características próprias e objetivos e finalidades diferenciados, sendo elas a propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e venda pessoal. (BOONE; KURTZ, 1998).
A propaganda pode ser conceituada como uma forma de comunicação abrangente e não pessoal, que ocorre de forma paga e tem o intuito de criar ou manter o relacionamento com seus clientes, pois atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, com custos baixos. (BOONE; KURTZ, 1998).
A promoção de vendas abrange a divulgação de incentivos de valor do produto durante certo tempo, de modo a aumentar comercialização do mesmo. (BOONE; KURTZ, 1998).
Por relações públicas cita-se a avaliação do comportamento e das demandas do público alvo, verificando quais seus reais interesses. (BOONE; KURTZ, 1998).
O marketing direto é o processo de comunicação de marketing que tem duas vias, ou seja, permite um contato direto com o consumidor, sempre considerando sua opinião. (BOONE; KURTZ, 1998).
A venda pessoal, por sua vez, ocorre por meio de comunicação direta com o cliente, de pessoa para pessoa, por meio do qual um vendedor se comunica diretamente com o cliente, conhecendo, assim, as necessidades, informando quanto ao produto
...