Trabalho Logistica
Por: F1968 • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Administração
TRABALHO DE LOGÍSTICA
Amanter – Jatobá Química
Felipe de Souza
Valter de Paula Cunha
Lucia Helena Quirino
Diana A. dos Santos
Patrícia P. F. Valente
Jeverton P. Araújo
Belo Horizonte,
2012
SUMÁRIO
1 ATIVIDADES DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO
1.1 A Cadeia de Suprimentos
1.2 Canal Logístico
2 ATIVIDADES CHAVE E SUPORTE
2.1 Atividades Chave
2.2 Atividades Suporte
3 ESTRATÉGIA LOGISTICA
3.1 Visão
3.2 Objetivo da Estratégia Logística
4 PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
4.1 Produto Logístico
4.2 Classificação
4.3 Nível de Serviço ao Cliente
5 SISTEMA DE TRANSPORTE
5.1 Modais Utilizados
6 SISTEMA DE ESTOCAGEM
6.1 Políticas de Estoque
7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 ATIVIDADES DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO
1.1 A Cadeia de Suprimentos
A cadeia de suprimentos da Amanter, compõe-se basicamente de cinco etapas. Na etapa inicial, a matéria prima é adquirida em fornecedores específicos e sua distribuição é feita por um centro de distribuição atacado, papel realizado pela Amanter. A matéria prima é fornecida a vários fabricantes para elaboração do produto final. Este produto acabado, em posse do fabricante é distribuído em varejos e redes, logística executada pelo próprio fabricante, visto que o fabricante é capaz de atender a demanda por sua mercadoria, e por fim das redes e do varejo o produto é disponibilizado ao cliente e consumidor final. Abaixo uma figura demonstra a cadeia de suprimentos da Amanter considerando os cincos pontos básicos.
[pic 1]
Figura 1: Cadeia de Suprimentos – Amanter
Fonte: Elaborado pelos Autores
1.2 Canal Logístico
O canal de suprimentos da Amanter inicia-se no fornecedor de matéria-prima, passa pelo C.D.A, neste caso a Amanter, e termina no Fabricante dos produtos acabados, isto pq o próprio fabricante introduz seus produtos nas redes e varejos que expõe os mesmos ao cliente, não utilizando um CD para realização do mesmo, onde a demanda do produto consegue ser atendida pela logística do próprio fabricante. Já o canal de distribuição inicia-se nas redes e varejos e termina no consumidor final.
O fluxo de mercadorias desce o canal logístico partindo do fornecedor de matéria prima até o cliente na outra extremidade do canal, da mesma forma o pedido sobe o canal partindo do cliente até o fornecedor de matéria prima.
[pic 2]
Figura 2: Diagrama de Rede do Canal Logística
Fonte: Elaborado Pelos Autores
2 ATIVIDADES CHAVE E SUPORTE
2.1 Atividades Chave
- Padrões de serviço: Os pedidos são feitos por telefone, email,pessoalmente ou por uma representante de vendas. Em casos específicos é feita uma amostra do produto e se aprovado é realizado a compra.
- Transportes: O transporte é feito por veículos da empresa quando o volume for pequeno e por uma transportadora quando o volume for de setenta por cento.
- Administração de estoques: A reposição de estoques é feita manualmente, à medida que os produtos forem acabando.
- Fluxo de informações e processamento de pedidos: Esta sendo implantado um sistema de informatização.
2.2 Atividades Suporte
- Armazenagem: Os produtos são armazenados em galpão e esta sendo feito um segundo para facilitar a saída de material.
- Manuseio de materiais: O manuseio é feito manualmente ou com auxílio de um carrinho.
A manipulação dos produtos é feita em um laboratório.
- Compras: As matérias -primas são compradas em vários lugares e algumas importadas.
- Embalagem protetora: A matéria-prima é guardada em bombonas, para facilitar o manuseio e distribuição são utilizados galões de 5 e 2 litros. Para as essências utilizam-se embalagens de vidro.
3 ESTRATÉGIA LOGISTICA
3.1 Visão
A Empresa Jatobá Química (Amanter) distribui matéria prima no setor de cosmético, possui clientes de micro e pequeno porte, no momento existe uma busca constante de novos clientes para tanto oferece produtos de alta qualidade.
Quanto a coerência no setor e quase inexistente, porem, a empresa possui grande dependência de vários fornecedores devido ao grande mix de matéria prima que empresa utiliza incluindo fornecedores nacionais e internacionais .
É a partir de uma breve analise SHOWT da empresa que podemos perceber que a maior força da empresa consiste em apresentar em apresentar um produto personalizado para cada cliente atendendo mais que a expectativa de cada cliente, possui laboratórios que estão prontos a desenvolver novos produtos sempre que o cliente precisar. Quanto a Fraqueza a empresa não possui um controle sistematizado do estoque o dificulta bastante a reposição das mercadorias, muita dependência de seus fornecedores e o tempo que alguns fornecedores levam pra entregar a algumas mercadorias às vezes e muito longo devido a distancia, a partir desta situação a empresa busca melhorar essa fraqueza torna- se cada vez mais independente de seus fornecedores, a Amanter pensa também em se desenvolver muito mais e fabrica seus próprios produtos.
...