TRABALHO DE CIDADANIA ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
Por: ilana1 • 20/9/2020 • Exam • 834 Palavras (4 Páginas) • 529 Visualizações
TRABALHO DE CIDADANIA ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO DA PÁGINA 269
1- Segundo ele, é um sistema unificado de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, que unem em uma comunidade moral única todos os que a adotam.
2- Para ele, o verdadeiro sentido da religião é auxiliar o crente a viver, nesse sentido, o culto e a fé cumpre papeis fundamentais e interligados.
3- “Transformação ou passagem das coisas, fatos, pessoas, crenças e instituições, que estavam sob o domínio religioso, para o regime leigo” - Houaiss, 2001. Constitui-se a imposição de limites às interpretações religiosas.
4- É a necessidade de os seres humanos terem sempre uma explicação para as coisas que não podem ser verificadas através de experimentos.
5- Na difusão de valores, hábitos e costumes que a religião contribui diretamente para o processo de socialização.
6- As religiões influenciam particularmente as famílias, a educação e o Estado. Na família, por exemplo, a forma e o comportamento são determinados pela religião que pertencem.
7-Sim. A religião é fundamental ao disserminar ideias, e ideais.
Também designa regras de conduta e comportamentos que são pregados como sendo o certo, e proíbe ou condena a prática de determinados comportamentos que julgam ser errados.
Assim sendo, exerce influência na organização e controle social.
8 –Sim. De acordo com a teoria do conflito, que foi influenciada pelas obras de Karl Marx, a religião pode fortalecer e promover a desigualdade e o conflito social.
Do mesmo modo que a religião promove unificação de pessoas com a mesma crença, há também a exclusão daqueles que desconvém de seus ideais. Ainda existe a segregação entre aos que possuem a mesma crença, porém em ramificações que interpretam de forma divergente a mesma “Palavra”.
9- O ser humano possui necessidade de se socializar, e a religião forma um sistema unificado de crenças e ideais.
Permite a prática da solidariedade, fraternidade e irmandade entre as pessoas que compõe esse sistema. Além disso, exerce influência no comportamento humano, na inclusão social , integração e convivência .
Portanto, a religião, exerce de fato a promoção dessa sociabilidade.
10- As religiões normalmente têm práticas específicas em que unem em comunidade aqueles que as adotam.
Toda religião possui três dimensões:
- As doutrinas, que podem ser definidas como o conjunto de princípios que servem de base ao sistema religioso.
- Os rituais que são um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico.
- Uma série de normas e comportamentos que condizem com as doutrinas.
11- Doutrinas são preceitos e princípios básicos que reunidos compõem um sistema que discorrem sobre o relacionamento do homem com Deus.
12- Na relação Estado/Igreja, também conhecida como ecclesia, existe um estreitamento na interferência religiosa no Estado, que muitas vezes pode confundir a igreja com o próprio Estado. Pois a organização religiosa se impõe de forma exacerbada ao ponto de se auto afirmar como religião oficial de um determinado Estado.
São exemplos de ecclesia a Igreja Católica na Itália, Luterana na Suécia, Anglicana na Inglaterra, Mulçumanos Xiitas no Irã e Mulçumanos Sunitas na Arábia Saudita.
13- Denominação ou congregação é uma organização sustentada por doações privadas, não governamentais, que funciona com um nome, uma estrutura e uma doutrina própria e institucionalizada, que tendem a seguir práticas sociais gerais, influenciando o comportamento de seus membros e resistindo influências que contrariam suas normas de conduta.
14 – Apesar de apresentarem alguns pontos em comum, existem alguns aspectos que diferenciam Cultos e Seitas, sendo estes de caráter.
Os cultos exploram mais uma experiência emocional de seus membros, pregando os seus princípios e normas com mais tolerância ao que venha a divergir ou contrariar a sua doutrina.
...