Transformação De Gerenciamento
Casos: Transformação De Gerenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaquelJenner • 29/9/2013 • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 186 Visualizações
Transformação de Gerenciamento
A transformação de gerenciamento tem como base o modelo japonês, que foi uma das pioneiras de muitas mudanças em questão de gerenciamento organizacional. O método japonês vem se sendo mudado e adaptado em diversos países.
Os japoneses possuem diversos aspectos relacionados as idéias de Weber, como Tomada de decisões de baixo para cima, Menos especialização, Segurança no emprego, Produção voltada para o grupo, Fusão da vida profissional com a vida privada.
Dentre os aspectos do método japonês, possui alguns diferencias do idealista Weber, como a Tomada de decisões que Weber tinha como formação de crescimento gerencial a base de cada funcionário se comunicar com o seu nível de hierarquia, seja do nível baixo a baixo e alto a alto o que diferencia-se da idéia japonesa de englobar todos os trabalhadores juntos independente do seu cargo. Outro caso é ter Menos especialização, seja o funcionário haverá de conhecer o ambiente de onde trabalhar primeiro e depois passará por diversas posições de cargos na empresa, para obter um amplo conhecimento. Segurança do emprego é o que maior traz satisfação aos trabalhadores, porque eles assumem um compromisso e os pagamentos e a responsabilidade se atinge ao tempo de trabalho. Produção voltada ao grupo eles baseiam-se a avaliar o desempenho do departamento do trabalho em grupo e não individual. Fusão da vida profissional a vida pessoal com o seguimento de Weber, diz que deve se ter uma divisão da vida pessoal da vida profissional na empresa e já os japoneses, eles oferecem diversos benefícios afim de permanecer com seus trabalhadores e obter a lealdade deles, seja dando-lhes moradia, empréstimos e auxílio em funerais e casamentos.
Estes componentes organizacionais vem evoluindo muito com o passar do tempo e inovando mais e mais as técnicas de gerenciamento no ambiente de trabalho e no relacionamento com as pessoas .
O gerenciamento de recursos humanos tem o intuito de promover a lealdade em relação a empresa e o orgulho no trabalho, seja a empresa juntamente com os trabalhadores construírem uma cultura organizacional, de modo a se respeitarem e serem pró-ativos uns com os outros e tendo o feed back da empresa para direcioná-los o que conseqüentemente terá como resultado uma empresa ativa com bons demonstrativos, desde lucro empresarial, trabalhadores satisfeitos e cliente prestigiando, isto é quando se segue a transformação de gerenciamento contínua de melhorias.
Para atribuir a esta era de transformação de gerenciamento o que vem diferenciando ao longo do tempo é a chegada das mulheres no mercado de trabalho, o que vem crescendo a cada vez mais e tomando posse de cargos que antigamente jamais imaginária a possibilidade de alcança-lo.
As mulheres hoje em dia são mais do que mães e esposas, elas tomam decisões, administram e buscam conhecimento
A mulher na gestão da propriedade já não é mais um fato incomum. Aos poucos, elas foram mostrando que tem capacidade e podem contribuir nas decisões e na administração nos negócios.
A evolução da participação feminina na sociedade em geral tem um propósito nos dias de hoje, é possível observar que, as mulheres, até recentemente, não possuíam uma vida social ativa e nem eram permitidas a elas de desenvolver seus desejos relacionados a presença nas organizações. Para muitos era possível notar um verdadeiro desperdício da capacidade feminina no trabalho, visto que o espaço concedido a elas estava restrito apenas ao nível operacional ou de apoio ao operacional e, por conseqüência, as mulheres não eram absorvidas por posições em nível gerencial.
Quando o assunto é empresarial, as pessoas tendem associar à figura masculina, porém, as mulheres também têm capacidade de ocupar posições importantes em termos de processos decisórios.
É certo que decisões para serem tomadas devem estar alicerçadas em conhecimento e não apenas em intuições, mas depende do nosso conhecimento e de experiência, tanto acadêmica quanto profissional.
Nas últimas décadas a participação feminina no mercado, sofreu um aumento devido a necessidade de aumentar o orçamento do lar. Este tem sido
...