Transportes Maritimos Internacional
Artigo: Transportes Maritimos Internacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lou741 • 4/10/2014 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 395 Visualizações
Profº Jerônimo Ribeiro
O transporte marítimo responde atualmente por mais de 80% do comércio mundial de mercadorias e se constitui na "espinha dorsal" da globalização.
Até 2012 volume do tráfego marítimo internacional alcançou 11,02 bilhões de toneladas, com taxa de crescimento anual de 6,8% sendo que durante as três décadas anteriores a taxa media anual foi estimada em 4,77%.
Verificase ainda que a expansão do comércio vem sendo superior as taxas de crescimento da economia.
Canal do Panamá
Localizado no istmo do Panamá, na América Central, foi construído entre 1908 e 1914 para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
O canal tem 82 km de extensão, 152,4 m de largura, 26 m de profundidade e três eclusas duplas.
A travessia leva de 16 a 20 horas, e apesar da alta taxa de pedágio (cerca de US$ 28 mil por navio) o canal tem tráfego intenso. É um ponto estratégico militar e econômico porque evita que grandes navios tenham de fazer a volta ao redor da América do Sul para atingir outro oceano.
Depois de várias disputas pela soberania do canal, Panamá e Estados Unidos assinam em 1977 um acordo pelo qual o controle passou definitivamente aos panamenhos em 2000.
Canal de Suez
O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios.
Esse canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade.
O canal foi construído entre 1859 e 1869. Egito e França eram os
proprietários do canal. Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido, que permitiu aos britânicos a travessia rumo à Índia.
Ao contrário do Canal do Panamá, o canal de Suez é destituído de comportas ou eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças quanto ao nível do mar ao longo do trajeto.
A relevância desse canal é enorme, nele ocorre o fluxo de 14% do transporte mundial, cerca de 15.000 navios atravessam anualmente o Suez.
Canal da Mancha
Canal da Mancha é uma faixa de água que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte. Este canal que separa a França da Grã-Bretanha é um das principais vias de comunicação entre essas regiões, sendo facilitada após a criação do Eurotúnel em 1994.
O canal tem aproximadamente 563 km de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km e seu ponto mais estreito tem apenas 33 km. A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo, com mais de 250 navios por dia. Marcado por suas tempestades, frequentes neblinas e pouca visibilidade, o Canal da Mancha sempre foi visto como um trajeto perigoso.
Outros pontos geográfico no mundo (para pesquisa):
•Estreito de Ormuz (entre o Golfo de Omã e o Golfo Pérsico);
•Estreito de Bab'el Mandeb (entre Goldo de Áden e Mar Vermelho);
•Canal Chat-el-Arab (entre a Foz do Tigre e Eufrates);
•Estreito de Gibraltar ( Entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico);
•Estreito de Bósforo (liga o Mar Negro ao Mar de Mármara);
•Estreito de Dardanelos (liga o Mar Egeu ao Mar de Mármara);
•Estreito de Bering (liga o continente asiático e americano);
•Cabo da Boa Esperança (No sul da África);
•Cabo Horn (No sul da América do Sul).
O transporte aquaviário está dividido em:
1. Navegação de longo curso:
Realizada entre portos brasileiros e estrangeiros por navios de grande porte, exceto aqueles abrangidos pela cabotagem internacional.
2. Cabotagem:
Navegação entre portos dentro do território nacional
realizado por embarcações de médio porte também denominada de navegação costeira (ao longo do litoral no limite de velocidade). Também há a cabotagem internacional realizada entre os portos da costa Atlântica da América do Sul.
3. Navegação de interior:
Realizada em hidrovias ou lagos por barcaças, chatas, balsas (ferry boats) e outros.
4. Apoio Portuário (navegação de offshore):
Navegação realizada exclusivamente por embarcações para atendimento a ancoragem de navios (praticagem), de apoio às instalações portuárias ou àquelas distantes do continentes tais como as plataforma de petróleo.
Os serviços de transporte marítimo de longo curso são oferecidos, fundamentalmente, de duas formas:
• Os “liners” são navios que prestam serviços regulares utilizando
...