Trânsito A Favor Da Vida: Dever De Todos
Artigo: Trânsito A Favor Da Vida: Dever De Todos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edivane.oliveira • 13/8/2013 • 311 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
A meu ver o CTB se preocupou em tornar o trânsito em um espaço humanitário, onde pedestre, veículos e animais convivem em perfeita harmonia. Porém não é isso que acontece no transito brasileiro, à um total desrespeito entre pedestre e veículos, gerando uma violência desenfreada e total desrespeito pela vida. São pedestres que não fazem a travessia na faixa destinada a eles, são veículos não fazendo a parada na faixa destinada a pedestres, causando inúmeros acidentes e mortes, tornando a trânsito brasileiro em um caos generalizado.
Juntamente com o desrespeito à vida vem o descumprimento das leis de trânsito e das normas de circulação. Percebe-se que não há uma preocupação com o cumprimento das leis de trânsito, é normal nos depararmos com motoristas falando ao telefone enquanto dirigem ver crianças e bebês sem cadeirinhas nos veículos, veículos passando o sinal vermelho, motoristas dirigindo embriagados, situações essas, proibidas por lei e que mesmo assim continuam causando inúmeros acidentes e ceifando vidas. É tamanho desrespeito às leis de transito que geram uma sensação de impunidade e certa descrença nos órgãos e trânsito competentes.
Outro fator importante nesta conjuntura do trânsito são as condições das vias terrestres. Existe certo descaso dos órgãos competentes na manutenção dessas vias e muitos acidentes e mortes são causadas pelas péssimas condições das vias e não apenas por imperícia ou imprudência dos condutores.
Há muito que fazer para conseguirmos um trânsito seguro e humanitário e isso é dever de todos os cidadãos que utilizam o trânsito no seu dia a dia respeitando as leis de trânsito e normas de circulação. Aos órgãos competentes cabe a responsabilidade de garantir vias em perfeitas condições de trafegabilidade.
...