Túneis Do Brasil
Dissertações: Túneis Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcioJGS • 25/2/2015 • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 237 Visualizações
ALAN SANTOS RODRIGUES
MARCIO JOSÉ GUIMARÃES DE SANTANA
MAYKON RAMON SILVA
ESTRADAS I
Matipo
2014
ALAN SANTOS RODRIGUES
MARCIO JOSÉ GUIMARÃES DE SANTANA
MAYKON RAMON SILVA
TÚNEIS
Trabalho com o tema “Túneis”, elaborado como parte integrante da avaliação na disciplina de Estradas I, do Oitavo período do curso de Engenharia Civil, apresentado à UNIVERTIX - Universidade Vertice.
Professor : André Luís da Silva Quirino
Matipo
2014
TÚNEIS
A construção de um túnel é a solução para um problema especifico, pois em função de sua complexidade, normalmente é adotado como última alternativa. Muitas vezes, esse problema é um obstáculo que deve ser ulttrapassado, seja um rio ou oceano, uma montanha ou outra rota de transporte.
Os túneis oferecem as seguintes opções:
• Menor impacto ambiental, pois, o impacto é concentrado em uma região determinada;
• Em cidades densamente povoadas permitem a sua transposição sem influenciar o já caótico trafego local;
• Interligar áreas, encurtando distâncias;
Mais não se podem ignorar os riscos que podem ser associados a cada etapa de sua vida útil, ou seja, de sua construção até sua operação.
A verificação de conformidades de um túnel envolve um estudo multidisciplinar, pois, desde a análise geológica (risco de escorregamento) até a manutenção dos Sistemas Elétricos (risco de incêndio), abordam-se a geometria da pista, os veículos que irão trafegar, tipos de cargas transportadas, características operacionais do fluxo de veículos e infra-estrutura instalada.
No Brasil os túneis rodoviários, nasceram da utilização de estruturas construídas para circulação de bondes. Entre eles destaca-se o Túnel 9 de Julho, que apesar de possuir apenas 1045 metros passou por sucessivas reformas, em função do volume de tráfego, tipo de veículo que circula e cargas transportadas.
MAIORES TÚNEIS DO BRASIL
Termos da Engenharia de Túneis
Arco Invertido: Parte do revestimento de túneis com a forma de anel fechado, representado pelo arco do lado inferior. Pode ser chamado também de arco reverso ou simplesmente invert.
Cambota: Elemento com a forma do arco superior do túnel utilizado para funções estruturais, constru- tivas ou de proteção. Normalmente são instaladas sistematicamente em espaços regulares de avanço do túnel. A cambota é normalmente constituída de treliça de barras – vergalhões de aço – ou perfis metálicos calandrados ou soldados na forma de arco superior do túnel. Estruturalmente, a cambota pode ser utilizada como confinamento do maciço ou, localizadamente, como armação do revestimento de 1ª fase. Construtivamente, a cambota é normalmente utilizada como gabarito, para garantir a geometria de aplicação do concreto projetado ou no auxílio à fixação da tela e do concreto projetado ainda sem resistência.
Chumbadores em Rocha: Chumbadores são similares aos tirantes, porém, não são pré-tensionados. A resistência do chumbador é ativada pelo deslocamento do maciço.
Dreno Horizontal Profundo – DHP: São elementos de drenagem executados com tubos drenantes, perfurados ou micro-ranhurados, instalados em furos sub-horizontais. Podem ser utilizados como drenos gravitacionais ou com a aplicação de vácuo para redução das pressões de água do maciço, junto à frente de escavação.
Enfilagem: São elementos estruturais longitudinais, instalados no contorno do teto da escavação, executados previamente à escavação para manter a sustentação do maciço até a conclusão da aplicação do suporte, conforme ilustra a Figura. Usualmente, os elementos utilizados como enfilagens são barras e tubos de aço ou fibra de vidro, injeções de maciço, colunas de solo cimento tipo jet grouting horizontal - CCPH, entre outros.
Pregagem: São elementos estruturais em forma de barras ou tubos, geralmente constituídos de fibras de vidro, tubos de PVC ou aço. São instalados na face frontal de escavação do túnel por meio de cravação ou perfuração e preenchimento com cimento ou resina. Sua função é fornecer tensão de confinamento horizontal, aumentando a resistência ao cisalhamento do solo.
Revestimento do Túnel: Estrutura formada pelo conjunto de elementos que devem manter a cavidade do túnel aberta e em estado de utilização através do equilíbrio dos carregamentos potenciais e da manutenção da sua funcionalidade ao longo da sua vida útil. É constituído pelo revestimento de 1ª fase e o revestimento de 2ª fase, de acordo com as considerações do projeto.
Ilustração da Enfilagem e da Pregagem
Suporte do Túnel: Estrutura formada pelo conjunto de elementos como cambotas, enfilagem, pregagem, tirantes, revestimentos de 1ª fase etc. utilizados para manter a cavidade do túnel aberta após as escavações, através do equilíbrio dos carregamentos provisórios mínimos, até que o revestimento de 2ª fase esteja instalado e com a capacidade de resistência mínima de projeto.
Tempo
...