UM CHATBOT DOS CURSOS DA ÁREA DE TI DA UNIRON
Por: Jadson Magalhães • 23/1/2023 • Monografia • 5.234 Palavras (21 Páginas) • 80 Visualizações
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO – UNIRON
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UM CHATBOT DOS CURSOS DA ÁREA DE TI DA UNIRON
JADSON MAGALHÃES DIAS ALBANO
- PORTO VELHO
- 2020
JADSON MAGALHÃES DIAS ALBANO
UM CHATBOT DOS CURSOS DA ÁREA DE TI DA UNIRON
Artigo cientifico apresentado para a obtenção do título de Bacharel no Curso de Administração da UNIRON-Faculdade Interamericana de Porto Velho.
Professor Orientador: Paulo Fonseca
PORTO VELHO
2020
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO - UNIRON
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UM CHATBOT DOS CURSOS DA ÁREA DE TI
Artigo cientifico apresentado para a obtenção do título de Bacharel no Curso de Administração da UNIRON-Faculdade Interamericana de Porto Velho.
Avaliado em ______ / _____ / _____
Nota Final: _____________
Professor Orientador: Paulo Fonseca
PORTO VELHO
2020
RESUMO
Com a penetração nas mídias sociais e a conectividade com a Internet aumentando cada vez mais, acompanhadas por avanços no processamento de linguagem natural e inteligência artificial, os chatbots vem se destacando como importantes ferramentas. Para um desenvolvedor, é importante entender o que o chatbot oferece e em que categoria se enquadra. Isso é importante no processo de escolha entre os diferentes tipos de algoritmos, plataformas e ferramentas a serem usadas para criar o bot. Também ajuda os usuários finais a entender o que esperar. Este artigo tem o objetivo de abordar os tipos de chatbots, as ferramentas e os algoritmos que podem ser usados para diferentes tipos de chatbots e fornece uma arquitetura geral que pode ser seguida durante a criação de bots. Adicionalmente aborda as áreas em que os chatbots estão ausentes e identifica as áreas de pesquisa, portanto, necessitando de atenção. O foco desse trabalho é o chatbot desenvolvido para o Facebook da Uniron.
Palavras-chave: Bots. Chatbot. Facebook. Inteligência Artificial.
ABSTRACT
With the penetration of social media and Internet connectivity increasing, accompanied by advances in the processing of natural language and artificial intelligence, chatbots have been standing out as important tools. For a developer, it is important to understand what the chatbot offers and in which category it falls. This is important in the process of choosing between the different types of algorithms, platforms and tools to be used to create the bot. It also helps end users understand what to expect. This article aims to address the types of chatbots, tools and algorithms that can be used for different types of chatbots and to provide a general architecture that can be followed when creating bots. Additionally, it addresses the areas in which chatbots are absent and identifies the research areas, therefore, needing attention. The focus of this work is the chatbot developed for Uniron's Facebook.
Keywords: Bots. Chatbot. Facebook. Artificial intelligence.
Sumário
1 JUSTIFICATIVA 6
2 METODOLOGIA ....8
3 REVISÃO TEÓRICA 9
3.1 TIPOS DE CHATBOTS 9
3.1.1 Domínio de conhecimento 9
3.1.2 Serviço Prestado 9
3.1.3 Objetivos 10
3.1.4 Método de processamento de entrada e geração de respostas 11
3.2 PIPELINE E FERRAMENTAS 12
3.2.1 Extração de entidades nomeadas e detecção de intenção 14
3.2.2 Geração de chatbots baseados em fluxo de história e baseados em regras 15
4 CHATBOT NA PAGINA FACE DA UNIRON CURSO DA AREA DE TI 17
5 CONCLUSÃO 19
6 CRONOGRAMA 211
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 222
- 1 JUSTIFICATIVA
Atualmente, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossa rotina diária. O Alexa nos permite controlar nossas luzes com voz, o assistente do Google sugere lugares que gostaríamos de ir quando estamos discutindo planos de jantar com nossos amigos e um Tesla pode dirigir por nós. Siri e Cortana vivem dentro de nossos telefones e assumem comandos.
De ELIZA (WEIZENBAUM, 1966) a Alice (SHAWAR e ATWELL, 2002) e Alexa (AMAZON DEVELOPER, online), percorremos um longo caminho. Segundo a Oracle (2017), devido à penetração das mídias sociais e da Internet, juntamente com o progresso da inteligência artificial, não apenas os bots estão surgindo como uma maneira de alcançar os usuários, mas também estão abrindo caminho para interfaces de conversação, como Alexa, serem onipresentes e ficar sem tela.
No caso dos chatbots, com o lançamento de bots e plataformas Messenger, como o Slack, os bots receberam um impulso. Os bots do Facebook cresceram de 34.000 bots em novembro de 2016 (VentureBeat, online) para 100.000 bots em abril de 2017 (The Register, 2017).
À medida que a mídia social aumenta sua penetração, as empresas mudam seu foco para bots para alcançar e servir os usuários. Isso ocorre porque a presença em uma plataforma de mídia social facilita o acesso do usuário. Também significa menos recursos para investir na empresa e no usuário.
Os usuários também não precisam lidar com o incômodo de baixar um aplicativo. Eles podem apenas enviar mensagens de texto para o respectivo bot em sua plataforma de mídia social favorita. Isso também significa que o serviço está disponível 24/7. Se isso fosse um serviço de atendimento ao cliente humano, custaria muito mais contratar e treinar humanos. Isso significaria ter pessoas em vários turnos para prestar serviço 24/7.
...