UMA REFLEXÃO SOBRE A ORIGEM HISTORICA DA PROFISSÃO EM SERVIÇO SOCIAL.
Monografias: UMA REFLEXÃO SOBRE A ORIGEM HISTORICA DA PROFISSÃO EM SERVIÇO SOCIAL.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciarocha • 12/11/2013 • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 732 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A meio a tantos contextos existentes em nossa pratica da politica de assistencia social escolheu-se fazer uma breve reflexão sobre origem da historica da profissão do Assistente Social e quais foram os seus avanços e demandas atuais verificando-se a sua contribuição para o desenvolvimento da profissão.
Sabemos que o Serviço Social surgiu após a segunda guerra mundial ou seja no seculo XlX devido as muitos conflitos causados pelas questoes das expressões sociais e que se mantem até os dias atuais.
Em fim tendo como atribuiçoes uma nova ordem societaria através da gestão das políticas sociais. Más a essas atribuiçoes só se consolidou a partir da constituição de 1988. Portanto o Serviço Social se efetiva mesmo nos anos 90 ocorrendo diversas forças entre governo e sociedade no surgimento da profissão com uma prática voltada para o acesso social e garantia de direitos dando sua contribuição e hoje tendo varias funçoôes no ambito de sua profissão, abrangendo na preparação e na execução de programas e projetos sociais, com o seu empenho, junto vários segmentos da sociedade brasileira.
E é nesta vertente que o assistente social entra dando sua contribuição por meio de seus conhecimentos teóricos e práticos no sentido de elaborar e executar políticas públicas que venham ao encontro das reais necessidades, nos processos das politicas publicas. Por consequencia dessas policas o Serviço Social movido por grandes mudanças sociais por meio do processo de transição, agi frente á questão social utilizando seus instrumentais.
E se tratando deste motivo o trabalho tem como objetivo fazer esta breve reflexão do resgate historico da profissão de Serviço Social até comtemporaneidade e quais os seus avanços e atuais demandas e o que fazer para contribuir.
DESENVOLVIMENTO:
Sabemos que a profissão deu inicio no século XIX, primeiro na Europa, a partir da revolução industrial e trazendo ascensão da sociedade burguesa e através deste contexto apareceu à divisão de classe social, a dominante e a dominada e por este motivo percebeu a necessidade de um profissional que entendesse desta área social à dominada porque a classe dominante exerceria certo controle sobre os trabalhadores. Na naquele período, não existia um procedimento ou teoria acerca da profissão ou o significado do era a profissão de assistente social. Após a criação do serviço social em 1942, foram criados muitos órgãos para dar suporte à profissão como a exemplo da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e no mesmo ano veio o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). E em 1943, foi promulgado a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
E continuando neste percurso na década de 40 as convergências positivistas e sociais receberam a cada período mais força, no entanto em 1955, ocorreu o “Mínimo para o Social e Maximo para o Capital” segundo o sociólogo e filosofo Kal Max. E neste contexto a profissão ganhou força a partir da constituição de 1988 más a sua estruturação se deu mesmo a partir dos anos 90 e com muita luta a profissão foi se estruturando chegando à contemporaneidade a uma profissão dotada de seu teórico-metodológico, técnico-operativo e ético político.
Entretanto hoje o Serviço Social torna-se uma profissão interventiva na qual busca, sobretudo a garantia e o acesso de direitos às camadas menos desfavorecidas. E em se tratando da profissão é preciso ter o curso superior de Serviço Social que se tornou oficial no país com a lei nº 1889 de 1953 em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962. E a profissão é regulamentada em nosso País pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os referentes Conselhos Regionais (CRESS). Tendo como objeto de intervenção as expressões da questão social. O curso de Serviço social tem a ajuda das áreas da psicologia, economia, sociologia, ciência política, antropologia e ética. Portanto sabemos que a profissão tem caráter sócio-político, crítico e interventivo, no qual utiliza de seu instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para diagnóstico e intervenção nas diversas refrações da questão social com o objetivo de contribuir para a construção de ordem social econômica e política trazendo menos desigualdade para os atores deste contexto social contra as injustiças que atingem os menos desfavorecidos pela sociedade tendo seu comprometimento norteado pelo o seu código de ética profissional.
Os governantes é o representante de uma ordem social que esta nos dias atuais
...