Um mensageiro
Resenha: Um mensageiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Samanthalbmelo • 10/12/2014 • Resenha • 494 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
CARANDIRU
A vida numa das maiores penitenciárias do Brasil a Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida por Carandiru. Um mundo feito de regras próprias e condições degradantes tal como foi apreendido por Drauzio Varella, um médico que visitou regularmente aquele estabelecimento pois estava realizando um programa de prevenção da SIDA. A situação atinge um clímax dramático quando a repressão de um motim leva à morte de 111 detidos.Carandiru é um filme brasileiro de 2003 que faz parte do gênero drama e foi produzido por Hector Babenco .Babenco realizou uma superprodução baseada no livro Estação Carandiru do medico Dráuzio Varella,onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção a AIDS.
No filme podemos perceber a forte presença dos eventos do mundo histórico que habitamos e também a influencia da estética do documentário de representação social.O filme oferece argumentos sólidos para a representação da realidade brasileira atual e o narrador ele vivencia a maioria dos acontecimentos e compartilha com o espectador suas experiência.
Carandiru foi nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes e recebeu o prêmio de melhor filme no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.Enquanto trabalhou no período de doze anos como medico voluntario no Carandiru,Varella pretendeu educar e conscientizar os presos sobre os perigos e a consequência que a AIDS iria acarretar na vida deles.Na sua estadia ele aos poucos foi criando um certo relacionamento com os presos o que o levou a escrita do seu livros baseado também nas historias que eles contam e com isso a confiança que eles tinham nele foi aumentando cada vez mais.
O filme consegue revelar ao publico tanto estrangeiro como brasileiro um universo desconhecido que existe no centro de detenção de São Paulo,pois ate então muito pouco se sabia a respeito da vida e do cotidiano dessas pessoas.O diretor do filme explica em suas entrevistas que apesar do filme ser uma historia de ficção ,não diminui a sua relevância em divulgar uma importância mensagem social ,registrando visualmente um período da historia do complexo penitenciário do Carandiru e do Brasil.
Com este filme Babenco pretendeu tornar possível o estreitamento de distancias entre o mundo real e o da ficção,procurando oferecer novas perspectivas e informações sobre o contexto histórico social brasileiro,mas ao mesmo tempo consegue deixar para o espectador a decisão final,ou seja,a conclusão em qual versão ele pretende acreditar.
Cabe a ele questionar as atitudes e a postura da sociedade brasileira em relação aos seus problemas no que diz respeito à pobreza ou exclusão social, à criminalidade, à prostituição, ao preconceito, ao machismo, à corrupção da polícia e o pior de todos, em relação à hipocrisia da classe dominante com o consumo de drogas e a sua ligação direta com a violência nas grandes cidades. No meu caso eu acho difícil a sociedade se sentir tocados por algo do tipo,é muito mais conveniente para eles dizer que os presos só estavam lá pois mereciam.e que a salvação deles é quase que impossível.
...