Unigran Pedagogia
Dissertações: Unigran Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 170203 • 1/3/2014 • 342 Palavras (2 Páginas) • 1.223 Visualizações
Atividades da Aula 02
2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,5
Na brincadeira a criança pode fazer, por meio da imaginação, tudo o que é proibido ou impossível realizar na vida real, tal como dirigir uma astronave ou transformar-se num dinossauro, numa fada ou num príncipe encantado, esse “faz de conta” permite à criança desenvolver a capacidade simbólica que amplia os processos cognitivos.
( V )
A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada em 1959, em dois dos seus 10 princípios declara o direito da criança brincar e divertir-se, responsabilidade da sociedade e das autoridades públicas.
( V )
A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, nossa Carta Magna, em seu Artigo 227, assegura o direito à criança à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, (...) ao respeito, à liberdade, entre outros...
( V )
Em 1989, nova carta da ONU afirma que: “Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e éticas”.
( V )
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado em 1990, que apresenta sugestões para todos os profissionais que trabalham com esta faixa etária, afirma o direito da criança brincar, praticar esportes e divertir-se.
( F )
Vygotsky afirma que a qualidade lúdica também está presente nas ações mais elevadas como o sacrifício, o canto, a dança, o combate, pois todos seguem um “ritual”, presente também nas brincadeiras e no jogo infantil.
( F )
O direito da criança brincar, garantido em diferentes organismos internacionais e legislações brasileiras não é atendido pelas políticas públicas dos governantes pois ainda faltam locais adequados, principalmente nos centros das grandes cidades.
( F )
No século XX surgiram muitos organismos preocupados em defender a criança e seu direito à brincadeira. Dentre eles destacamos a Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (IPA), cuja frase síntese é: Brincar é coisa séria. Brincar é aprender de forma lúdica.
( F )
...