Usinas Eólicas e os Riscos
Por: eliseums10 • 8/12/2023 • Relatório de pesquisa • 331 Palavras (2 Páginas) • 57 Visualizações
Identificar riscos ocupacionais na fabricação geradores de usinas eólicas.
CONTEXTO: Energia eólica é uma fonte expressiva de energia sustentável e está em constante em aumento no Brasil. Trata-se de fonte de energia sustentável, por depender apenas da força do vento através de pás giratórias (cata-vento) que catalisam a força transformando em eletricidade através de um gerador. Neste setor em pleno desenvolvimento, também temos muitos riscos para seus colaboradores. Vamos pontuar alguns desses riscos na tabela abaixo.
Fisico: Ruído continuo ou intermitente.( nr15)
As atividades ou operações que exponha os trabalhadores a níveis de ruído, continuo ou intermitente, superiores 115dB(A), sem proteção adequada, oferece risco grave ou eminente.
Ergonomico: postura inadequada (Nr 17)
Modo de diminuir risco de acidente e deixar o trabalhador exposto mínimo de tempo possível para conclusão do seu trabalho. Dependendo da exposição a cinta ergonomica ou cinta lombar auxiliar
Trabalho em altura: Quedas (Nr 35)
Esta norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvida direta ou indiretamente com esta atividade.
Para diminuir os riscos com trabalho em altura o trabalhador tem que estar devidamente estar equipado com EPI, sempre fazendo manutenção em seus equipamentos. E treinamento e essencial para exercer essa função
Acidente: eletricidade (Nr10)
Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle de risco elétrico e outra riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e saúde do trabalhador.
Diminua-se os riscos com treinamentos para a capacitação de seus trabalhadores, e usos adequados de seu equipamento de proteção individual segurança EPI.
Concluímos que grande parte dos acidentes podem ser evitado com a partição das empresas, capacitando os seus trabalhadores e fornecendo os equipamentos individuais de proteção. Assim como ter engenheiros do trabalho técnicos de segurança capacitados para dar os devidos treinamentos para seus colaboradores.
...