VARIEDADE: ÉTICA, IDIOMA, GÉNERO E CLASSE SOCIAL
Projeto de pesquisa: VARIEDADE: ÉTICA, IDIOMA, GÉNERO E CLASSE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celiapedagogia • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 777 Palavras (4 Páginas) • 418 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ANA MARIA M. N. DI MASTROGIROLAMO
CÉLIA CRISTINA COSTA
ROSILANE LOURENÇO DA SILVA
TAÍS RODRIGUES DE SOUZA
TASSIANE MARCELA DOMAN
TRABALHO EM GRUPO
DIVERSIDADE: ÉTNICA, LINGUÍSTICA, DE GÊNERO E DE CLASSE SOCIAL.
Chapadão do Sul-MS
2013
ANA MARIA M. N. DI MASTROGIROLAMO
CÉLIA CRISTINA COSTA
ROSILANE LOURENÇO DA SILVA
TAÍS RODRIGUES DE SOUZA
TASSIANA MARCELA DOMAN
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
DIVERSIDADE: ÉTNICA, LINGUÍSTICA, DE GÊNERO E DE CLASSE SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Márcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Cíntia Cristina Cervejeira.
Tutor(a) de sala:Vera Brito.
Chapadão do Sul-MS
2013
INTRODUÇÃO
Através dessa cartilha vamos conhecer os vários tipos de diversidade, como elas são e como estão presentes no nosso dia-a-dia. Então vamos conhecê-las?
1. Diversidade.
1.1. O que é diversidade?
É a característica que define a variedade de diferenças existentes em um grupo de pessoas.
Vamos ver alguns exemplos; olhe para seu lado, quantos amigos você tem, e todos são diferentes, vieram de outros lugares, falam, vestem ou se comportam diferentes de você.
2. Conhecendo as diferenças que caracterizam a diversidade:
2.1 DIVERSIDADE LINGUISTICA
A língua é o modo pelo qual as pessoas se diferenciam, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema lingüístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário.
A variação é também descrita como um fenômeno pelo qual, na prática corrente de um dado grupo social, em dada época e em dado lugar, uma língua nunca é idêntica ao que ela é em outra época e outro lugar, na prática de outro grupo social.
2.2 DIVERSIDADE DE GÊNERO
O gênero são diferenças entre homens e mulheres, mas pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de gênero (roupas, corte de cabelo, etc.). Identidade do gênero de base é geralmente formada por três anos de idade e é extremamente difícil mudar depois disso. Acredita-se que a identidade de gênero se constitui como fixa e como tal não sofrendo variações, independente do papel social de gênero que a pessoa se apresente.
2.3 DIVERSIDADE ÉTNICA
É a mistura de alguns grupos étnicos, ou seja, a mistura
...