A formação histórica e a luta com a classe social
Trabalho acadêmico: A formação histórica e a luta com a classe social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EUNICINHA • 4/6/2014 • Trabalho acadêmico • 3.605 Palavras (15 Páginas) • 453 Visualizações
Trabalho de Sociologia no Curso de Serviço Social
Trabalho apresentado à Disciplina,
Sociologia no Curso de Serviço Social,
da Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação à distância,
sob a orientação da
Profª Claudia Benedett.
Campo Grande, MS
24 de Novembro de 2013.
SUMÁRIO
Introdução..................................................................................................................4
Marcos dos Direitos Humanos .................................................................................5
Divisão do Trabalho Social ......................................................................................6
Formação Histórica e as Lutas de Classes Sociais....................................................8
A Realidade dos Direitos Humanos no Brasil ........................................................12
Conclusão................................................................................................................16
Referência Bibliográfica ........................................................................................17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta sobre os marcos dos direitos humanos e os estágios sociais que eles emergiram de acordo com a teoria de Émile Durkheim. Busca analisar e entender a importância da Declaração de Virgínia (1776) e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)como precursoras da ideia contemporânea de Direitos Humanos.
Nas principais declarações, iremos mostrar suas semelhanças e diferenças. Veremos também a principais lutas de classes que fizeram marcos nas formações históricas.
No ramo dos direitos humanos internacionais, falaremos sobre os principais acontecimentos que deram início as lutas para que estes fossem desenvolvidos e transformados. E no Brasil, abordaremos os temas e fatos que influenciaram o nascimento da nossa Constituição Federal em 1988 e no geral a ótica dos direitos humanos no judiciário brasileiro.
MARCOS DOS DIREITOS HUMANOS
Passando por profundas decepções e em busca de mudança, mais se viam em uma missão universal de libertação dos povos, instigando-os a lutar pelos seus direitos, mostrando que eles estavam esquecidos e ignorados. Sendo assim resolveram expor e então fazer nascer a Declaração do Homem e do Cidadão. A primeira declaração foi elaborada na Virginia, juntamente com a declaração francesa se tornam as duas principais ressaltando sobre direitos e ambas defendem a liberdade seguindo algumas características diferentes em relação aos direitos reconhecidos.
Características
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
- Documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, que retrata um ideal de esfera universal, isto é, o de liberdade, igualdade e fraternidade humanas, levando em conta abranger toda a humanidade e não somente os interesses individuais.
-As pessoas nascem livres e iguais perante a lei.
- Ela é composta de um preâmbulo e 17 artigos referentes ao indivíduo e à Nação.
- Inspirada nos pensamentos dos iluministas, bem como na Revolução Americana (1776).
- Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual.
- Foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948.
Declaração da Independência dos Estados Unidos da América
- Aprovada pelo Congresso Continental em 4 de Julho de 1776, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.
- Evidencia o direito à vida, expressa direitos humanos, como o princípio da liberdade de imprensa, liberdade religiosa e da legalidade.
- O poder estatal se limita, dando mais valorização da liberdade individual.
- Documento de grande valor histórico, que influenciou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e serviu de modelo para muitas outras constituições americanas.
- Visa o bem estar social.
Características e diferenças das Declarações:
A Declaração da Virginia foi uma luta pela independência dos Estados Unidos da America originando a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e tendo sua inspiração iluminista.
Uma vez que na Declaração Universal dos Direitos Humanos observamos que essa declaração é uma busca por garantias dos direitos humanos independente do lugar ou momento, pois pertence à natureza humana universalmente.
Sendo assim são duas declarações que tem em sua íntegra o mesmo objetivo de independência, portanto com sentidos diferentes referentes a quem se garantem esses direitos para então determinar meios de igualdades sociais.
DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL
Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim
Émile Durkheim apresenta a preocupação de compreender como as pessoas vivem em sociedade. O indivíduo com sua consciência particular indo de encontro à consciência coletiva.
Mostra-nos que os acontecimentos sociais não dependem do que pensa ou faz cada indivíduo em particular, demonstrando assim, que os mesmos têm existência
...