Valores Organizacionis
Tese: Valores Organizacionis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valfridosantos • 8/11/2014 • Tese • 910 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
valores organizacionais que correspondem a um conjunto de crenças e atitudes explícitas que dão uma personalidade à empresa e definem os comportamentos tanto institucionais quanto os individuais. Na Mary Kay, por exemplo, os valores corporativos não ficam emoldurados e expostos na recepção ou nas salas dos diretores. Eles saem do papel para a prática. Isso pode ser facilmente constatado porque a filosofia da empresa tornou os valores na base para o próprio negócio.
É fundamental lembrar que os valores estão estreitamente relacionados à ética, à honestidade, à transparência, à qualidade, à valorização das pessoas, ao respeito ao cliente. Hoje, mais um indicador se faz presente aos valores corporativos: a responsabilidade social. Inclusive, essa última faz à tona um tipo de radiografia do posicionamento da empresa diante de situações que envolvam a preservação do meio ambiente, bem como a preocupação com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e também das ações que a empresa adota junto à sociedade.
E se por ventura, uma companhia fecha os olhos para seus valores, as consequências certamente não serão positivas, uma vez que dificilmente uma organização privada sobreviveria no mercado por muito tempo. Ou seja, um risco que empresário algum gostaria de ficar vulnerável.
Segundo AlvaroPolanco, diretor-geral da Mary Kay no Brasil, a empresa acredita que através dos seus valores é possível alcançar patamares que ajudam a organização a ter diferenciais significativos em relação aos concorrentes. "A divulgação dos valores acontece por meio das nossas atitudes diárias tanto com o público interno como o externo. Buscamos, no mercado, profissionais que estejam aliados como que acreditamos", complementa.
A Mary Kay é uma companhia que atua no segmento de cuidados com a pele e maquiagem e foi fundada em 1963, no Texas, hoje está presente em 35 países. No Brasil, desde 1998, conta com 13 diretoras nacionais de vendas independentes, presentes nos estados de Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Goiás e São Paulo.
No dia a dia, os colaboradores convivem com quatro valores de sustentação que são:
Espírito de Equipe - Hoje, pensar em uma empresa competitiva sem a presença do espírito de equipe é o mesmo que imaginar que viver em sociedade tornou-se uma característica inerente ao ser humano. Por isso, na Mary Kay adotou o "Espírito de Equipe" que se caracteriza por ajudar os demais colegas de trabalho vai além das estruturas dos escritórios. A recompensa de "estender as mãos" para as outras pessoas ou e receber uma ato de bondade conduz a empresa a uma atmosfera de confiança, carinho e construção de bons relacionamentos.
Regra de Outro - Esse valor tem como lema "Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizesse a você". Esse princípio tem resistido principalmente às ações do tempo e se tornou a base das Práticas de Liderança. "Acreditamos em um ambiente de trabalho em equipe, de respeito pelos outros e de relacionamentos baseados em confiança e honestidade", pontua AlvaroPolanco.
Faça-me Sentir Importante - Mary KayAsh, fundadora da companhia, uma vez comentou: "É tão simples e causa um grande impacto. Imagine que cada pessoa que encontrar tem uma placa em volta do pescoço que diz: Faça-me sentir importante". Esse valor não ficou apenas no discurso e se apresenta como uma realidade - desde ser reconhecido por um trabalho bem feito até contar com
...