Vela Magica
Artigos Científicos: Vela Magica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: toledo112467 • 21/3/2015 • 923 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
VELA MÁGICA
Componentes utilizados na construção do circuito:
Tres resistores
Um transistor AC 108 ou equivalente
Um resistor dependente de luz (LDR)
Um diodo emissor de luz (LED)
Tubo de PVC
Um estojo de madeira
Uma fonte de Corrente Continua de 5,2 V
Resistor, como o nome desse componente sugere, permite o controle da corrente oferecendo maior ou menor dificuldade ao seu fluxo num dado circuito
Resistor dependente da luz, ou LDR, varia sua resistência elétrica de acordo com a quantia de luz que incide sobre ele. Na escuridão, um LDR tem uma resistência muito alta e assim impede (limita) a corrente de fluir em um trecho de circuito. Na luz, porém, a resistência é muito mais baixa e isso permite o fluxo de boa intensidade no trecho de circuito em questão.
Atividades em Comunicações
(Série C - ATIVIDADE 19 - Como fazer um modelo de telefone?)
Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br
Em nosso estudo de como nos comunicamos por meio da 'eletricidade', já consideramos o telégrafo, as cigarras e as campainhas. Todas estas foram invenções maravilhosas, em sua época, mas o grande dia de triunfo chegou quando se tornou possível levar a própria voz a uma grande distância, por meio dos fenômenos elétricos. Você compreenderá como foi difícil resolver este problema e como foi, afinal, resolvido, se você ler a história de Alexandre Graham Bell, inventor do telefone.
O telefone, como muitas outras das grandes invenções, sem os quais não podemos passar, já foi considerado uma coisa impossível e aqueles que passaram seu tempo fazendo experimentações com o mesmo, eram considerados como visionários loucos. No entanto, o sucesso veio finalmente e, em pouco mais de 50 anos, depois de as palavras de Bell serem ouvidas através de seu primeiro instrumento rudimentar, tornou-se possível transmitir a voz através dos fios, a grande velocidade para todas as partes da terra. Mais tarde veremos, também, que até os fios eles conseguiram dispensar.
Problemas que, antes de serem resolvidos, parecem difíceis e mesmo impossíveis, usualmente mostram ser extremamente simples depois que são compreendidos. Isto é especialmente verdadeiro, em se tratando do telefone. Você ficará surpreso ao saber que você pode reunir duas lâminas de barbear, um pedaço de lápis e uma caixa de charutos de modo a obter um telefone que transmitirá muito bem a sua voz (figura 1).
Faça com a ponta de um canivete, dois sulcos paralelos sobre a superfície de uma caixa de charutos, com a distância de 4cm entre si. Enfie em cada sulco um lado de uma lâmina de barbear (figura 2). As lâminas deverão ficar firmemente presas ao lugar. Se os sulcos não as mantiverem firmes, prenda-as com um pouco de cola tipo 'Superbonder'. Prenda um fio em cada lâmina para poder fazer a ligação posteriormente.
Agora faça ponta nas duas extremidades de um lápis (figura 2) e coloque-o sobre a parte afiada das duas lâminas. Faça uma ponta bem grande no lápis para que a grafita, e não a madeira, entre em contato com as lâminas. Seu transmissor telefônico
...