Violência Contra o Idoso
Por: leticia04cardoso • 12/7/2016 • Relatório de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
Como sabemos, o número de maus tratos cometidos contra idosos vem crescendo cada vez mais.
Como sabemos, o número de maus tratos cometidos contra idosos vem crescendo cada vez mais.
A violência contra o idoso ocorre de diversas maneiras, como o abandono, roubo, espancamento, humilhação, cárcere privado, violação física e psicológica. São as principais causas para que idosos sintam cada vez mais, medo de denunciar estes maus tratos. As agressões, muitas das vezes ocorrem em suas próprias casas ou até mesmo em ASILOS, como representamos na história em quadrinhos, onde a família coloca ou pais ou qualquer outro familiar em algum estabelecimento para abrigo (seja ele particular ou público), esperando que estes sejam bem tratados, e muitas vezes não é o que realmente acontece.
- Nossa turma realizou um projeto proposto pela escola CED Agrourbano, no ano de 2013, com a professora Tatiane (da disciplina de português). Este projeto teve como objetivo, recolher pela comunidade do CAUB, produtos de limpeza, para que fossem doados ao “Lar dos velhinhos São Francisco de Assis”
A violência contra os idosos ocorre de diversas maneiras, como o abandono, roubo, espancamento, humilhação, cárcere privado, violência física e psicológica. São as principais causas para que idosos sintam cada vez mais, medo de denunciar estes maus tratos. As agressões, muitas das vezes ocorrem em suas próprias casas ou até mesmo em ASILOS, como representamos na história em quadrinhos, onde a família coloca os pais ou qualquer outro familiar em algum estabelecimento para abrigo (seja ele particular ou público), esperando que estes sejam bem tratados, e muitas vezes não é o que realmente acontece.
- Nossa turma realizou um projeto proposto pela escola CED Agrourbano, no ano de 2013, com a professora Tatiane (da disciplina de português). Este projeto teve como objetivo, recolher pela comunidade do CAUB, produtos de limpeza, para que fossem doados ao “Lar dos velhinhos São Francisco de Assis”, que está localizado no Núcleo Bandeirante. Sendo este, um Lar que não recebe verba por parte do governo, os “pacientes” devem pagar para se manterem. Mais muitas vezes passam por certas dificuldades, onde toda e qualquer ajuda seria bem vinda, daí a ideia de ajudar. Foi um projeto que teve uma grande preparação por ambas as partes, tanto da turma quanto de todo o restante da comunidade escolar, contando também com a ajuda de moradores do CAUB. Este projeto emocionou a todos e fluiu de forma espetacular. Foi feito pelos alunos uma paródia da música “Pais e filhos” de Renato Russo, realizamos também estudos relacionados ao Estatuto do Idoso, os quais foram apresentados aos alunos e professores de toda a escola.
Presidência da Republica – Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos.
Lei nº 10.741, de Outubro de 2003.
Titulo 1 – Disposições Preliminares.
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
...