Ácido Ascórbico
Trabalho Universitário: Ácido Ascórbico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridlr • 8/12/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
1. O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Sua fórmula é:
a) É um ácido carboxílico
b) Não possui enantiômeros
c) É considerado antioxidante devido a sua alta tendência a sofrer oxidação
d) É classificado como ácido, devido a presença de hidrogênio ionizável
2. Quiralidade(do grego, χειρ, kheir: "mão") é uma propriedade de assimetria importante em vários ramos da ciência. Um objeto ou um sistema é quiral se não pode ser sobreposto à sua imagem especular. Um objeto quiral e a sua imagem especular são designados enantiomorfos (termo de origem grega significandoformas opostas) ou, quando referindo-se a moléculas, enantiômeros. Um objeto não-quiral é designado aquiral e pode ser sobreposto à sua imagem especular Muitos medicamentos são quirais. Normalmente apenas uma forma de imagem especular de uma droga fornece o efeito desejado. A outra forma de imagem especular é geralmente inativa, ou na melhor das hipóteses, menos ativa. Em alguns casos a outra forma de imagem especular de uma droga na realidade tem efeitos colaterais sérios ou toxicidade. É possível afirmar que são quirais:
a) Um parafuso
b) Um prego
c) A letra “Z”
d) A seguinte molécula
3. Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. Identifica-se a correspondente faixa de radiação por luz visível, ou simplesmente luz. A faixa visível do espectro eletromagnético é delimitada junto à mais baixa frequência oticamente estimulante - percebida como vermelha - pela sugestivamente nomeada faixa de radiação infravermelha, e pelo lado da mais alta frequência perceptível - entendida como violeta - pela nomeada de forma igualmente sugestiva faixa de radiação ultravioleta. O espectro de infravermelho revelou que o composto X é ao mesmo tempo um ácido carboxílico e uma amida, logo X pode ser:
a) C2H3NO3.
b) C3H5NO3.
c) C5H6NO3.
d) C6H7NO3.
...