TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água potável

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

No Brasil, o consumo de água potável vem crescendo bastante, contudo, este consumo esta relacionado principalmente à poluição dos rios que abastecem as grandes cidades e aos efeitos medicinais benéficos à saúde que os consumidores acreditam que as aguas minerais possam ter. De toda água na natureza, 97,4% é salgada (oceanos) e o restante, 2,6% é representado pelos rios, lagos e fontes subterrâneas, ou seja, a superfície do planeta é de 510.000.000 Km², e as águas correspondem a 70,8 % desta superfície totalizando 361.000.000 Km², no entanto, a maior parte desse percentual não tem um aproveitamento direto, pois formam as geleiras e lençóis profundos, onde a captação se torna economicamente inviável. Desse percentual aproveitável, cerca de 0,3 %, a maior parte, está poluída ou não oferece condições para consumo.

A água pode ser saudável ou nociva. Para a água ser saudável, ela não pode conter substâncias tóxicas e microrganismos como vírus, bactérias e parasitas, que comprometem a saúde humana, quando não tratada, a água é um veículo para transmissão de doenças como diarreia, cólera, febre, tifóide, esquistossomose, cáries e hepatite infecciosa, dentre outras doenças (BABBIT et. al.,1967). Existem alguns parâmetros físico-químicos que acabam alterando a qualidade da água, como por exemplo, dureza que é caracterizada pela presença de substâncias que reagem com água, causando a precipitação do sabão e impedindo a formação de espuma. Turbidez é ocasionada pela presença de bactérias, protozoários, plâncton e partículas de matéria inorgânica. Condutividade, a alteração desses valores pode ser um indicativo de contaminação de um determinado reservatório de agua por algum agente externo. pH é uma das mais comuns e importantes no contexto da química da agua, no campo do abastecimento de agua o pH intervém na coagulação química, controle da corrosão, abrandamento e desinfecção. Cloreto se apresenta nas águas superficiais sendo proveniente principalmente da descarga de esgotos sanitários.

De acordo com a resolução RDC no 54 de 15 de junho de 2000 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a água mineral é caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais, pela presença de oligoelementos e outros constituintes. Esta resolução também estabelece os padrões de identidade e qualidade para a água mineral natural. No Brasil, através de sua legislação específica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) se refere à água mineral natural e à água natural como sendo de origens subterrâneas. Em princípio toda água que ocorre na natureza é mineral, mas nem todas são potáveis, isto é, próprias para se beber. Assim, o conhecimento das características físico-químicas das águas minerais é muito importante para a garantia da saúde da população (HIRATA, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com