Áreas Funcionais De Uma Empresa
Exames: Áreas Funcionais De Uma Empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianca846 • 29/9/2013 • 1.873 Palavras (8 Páginas) • 12.186 Visualizações
ÁREAS FUNCIONAIS DAS EMPRESAS (Departamentos e seções)
Ao se montar uma empresa, precisa-se elaborar um planejamento. Para isso deve-se analisar as variáveis macro e micro ambientais, fazer um levantamento da concorrência, do público alvo, das questões financeiras envolvidas. Nesse plano deve-se pensar no organograma da mesma, ou seja, como as funções, atividades e departamentos estão distribuídos e as respectivas hierarquias, ou seja, que departamento estará subordinado a quem.
Para efeito de elaboração do plano, a empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente. Este enfoque traz mais estabilidade ao plano e à sua execução, uma vez que o mesmo fica isento das mudanças organizacionais mais freqüentes em razão de fatores internos e externos à empresa.
• marketing;
• produção;
• administração financeira;
• administração de materiais;
• administração de recursos humanos;
• administração de serviços; e
• gestão empresarial
Estas áreas funcionais se subdividem em funções que em seu interior agrupam |atividades relacionadas, necessárias ao funcionamento de uma empresa qualquer.
É através da execução das funções e atividades que se alcança um produto bem definido. Estes produtos, resultantes de cada função, são passados às demais funções, resultando-se assim as grandes cadeias de inter-relações e interdependências das funções da empresa, ou seja, as aplicações.
Do intercâmbio entre as funções formalizam-se as informações, gerando um fluxo formal e racional de informações da empresa. Da análise deste esquema podem-se identificar as origens e destinos das informações, suas características e freqüência.
DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES E ATIVIDADES
Inicialmente efetua-se a identificação e caracterização das funções e atividades básicas, bem como o seu agrupamento em dois tipos de áreas funcionais: fim e meio.
Fica evidente que as áreas funcionais apresentadas servem, basicamente, como exemplos e não como uma abordagem estática. Neste contexto, o leitor deve fazer as devidas adaptações às realidades atual e futura desejadas para a sua empresa.
ÁREAS FUNCIONAIS FIM
Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Podem pertencer a esta categoria as seguintes áreas funcionais:
• MARKETING: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.
• PRODUÇÃO: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
ÁREAS FUNCIONAIS MEIO
Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado.
Podem ser desse tipo, para uma empresa industrial e comercial qualquer, as seguintes áreas funcionais:
• ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.
• ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normalização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
: • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.
• ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.
• GESTÃO EMPRESARIAL: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.
A Figura 2.2 demonstra as áreas funcionais básicas de uma empresa, considerando os desmembramentos exemplificados.
Figura 2.2 Áreas funcionais básicas de uma empresa.
DECOMPOSIÇÃO DAS ÁREAS FUNCIONAIS
A seguir são apresentadas as propostas de decomposições de cada uma das áreas funcionais anteriormente identificadas para a empresa.
É importante lembrar que essas áreas funcionais correspondem a sistemas e não a unidades organizacionais. Portanto, devem ser analisadas principalmente quanto às suas existências e interações dentro de um enfoque sistêmico para identificação dos relatórios, documentos e formulários necessários ao sistema de informações gerenciais.
Cada área funcional é formada por um conjunto de funções mediante as quais a empresa consegue atingir seus objetivos. Por sua vez, em cada função existem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas que compõem a sua estruturação. Assim, administração de materiais caracteriza uma área funcional na qual existe, entre outras, a função gestão de materiais e equipamentos. Uma das atividades através da qual esta função é exercida é o controle do estoque.
As funções e atividades propostas que compõem cada área funcional são descritas a seguir. Este estudo deverá ser adaptado para cada empresa e situação para posterior consolidação.
ÁREA FUNCIONAL: MARKETING
As funções e atividades básicas propostas, que devem ser consideradas na análise e estudo do SIG, são:
• FUNÇÃO PRODUTO, ONDE PODEM SER CONSIDERADAS AS SEGUINTES ATIVIDADES:
- desenvolvimento dos produtos atuais;
- lançamento de novos produtos;
- estudo de mercado;
- forma de apresentação; e
- embalagem.
• FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO, ONDE PODEM
...