Áreas de Atuação do Biomédico Circulação Extracorpórea
Por: Evelyn Calheiros • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE NITERÓI - UNIAN
BIOMEDICINA – 1º PERIODO
Aluna:
Áreas de Atuação do Biomédico
Perfusão ou Circulação extracorpórea
NITERÓI
2016
Aluna:
ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM BIOMÉDICO
EM PERFUSÃO OU CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
Artigo apresentado à disciplina Instrumentação e Deontologia Biomédica, ministrada pelo professor Carlos Gustavo Garcia, para a obtenção parcial de nota no curso de Biomedicina – 1º período, do Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
Niterói
2016
SUMÁRIO
1. PERFUSÃO OU CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
2. HABILITAÇÃO EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
3. ESPECIALIZÇÃO EM CEC
4. NA PRÁTICA
5. REMUNERAÇÃO SALARIAL
Introdução
A biomedicina é uma graduação pouco conhecida no mercado de trabalho, a implantação do curso completa no Brasil 50 anos. Ela está voltada principalmente para pesquisas de doenças, prevenções, tratamentos e uma boa qualidade de vida para a população.
O nome da profissão é bem explicito, da relação da biologia e a medicina. Tal profissional não pode prescrever medicamentos. Seu foco está apenas na pesquisa e desenvolvimentos de medicamentos para combate de microrganismos causadores de enfermidades. O profissional da área trabalha em centro de pesquisas, laboratório de análises clinica, indústrias de medicamentos e hospitais.
Existem 33 áreas atuantes em tal profissão, uma delas seria a Perfusão ou Circulação Extracorpórea.
PERFUSÃO OU CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
A Perfusão ou Circulação Extracorpórea (CEC) é o processo artificial onde as funções do coração e dos pulmões são substituídas temporariamente durante uma cirurgia, tendo assim a circulação do sangue e oxigênio mantidos no corpo. Os outros órgãos e tecidos tendo-se a perfusão, habilitam ao cirurgião um ambiente cirúrgico sem sangue.
[pic 2]
Figura 1 Ilustração: Blausen Medical communications, inc.
HABILITAÇÃO EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA
Para habilitar-se em CEC, além de sua graduação em Biomedicina, deverárealizar cursos de pós-graduação de latosensu oustrictu sensu, ambos reconhecidos pelo MEC,sendo aprovado na prova de título de especialista em Perfusão aplicada pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.
No entanto, para obter sua habilitação de acordo com o Conselho Regional de Biomedicina, o profissional terá de adquirir sua experiência comprovada das seguintes formas: Pelo titulo de especialista na área atuante, conclusão da graduação (incluindo suas 500 horas de estágio) e nas residências multiprofissionais ou biomédicas.
ESPECIALIZÇÃO EM CEC
A especialização em Perfusão ou Circulação Extracorpórea (CEC) proporcionaaos Biomédicos conhecimentos necessários para tais atividades:
- Examinar, arquitetar a montagem,testar os componentes da máquina e controlar sua manutenção em geral.
- Captar informações do paciente, verificando a existência de doenças que possa comprometer o procedimento, calcularem os fluídos sanguíneos, gases, composição e volume dos líquidos do circuito.
- Realizar manutenção de parâmetro hemodinâmica e volume sanguíneo do paciente, desde a indução anestésica, controlando-os para resultar as correções exigidas.
- Manter o corpo em hipotermia sistêmica, executando a circulação e oxigenação extracorpórea do sangue. Também medica-lo conforme a autonomia do cirurgião.
NA PRÁTICA
No procedimento CEC consiste o desvio do sangue venoso que drena para o lado direito do coração pela inserção de uma cânula nas veias cava superior e inferior. A cânula passa o sangue para o equipamento, fazendo a oxigenação, retirando o gás carbônico, e devolvendo ao corpo do paciente, por uma cânula situada na aorta ascendente. Gerencia-se a heparina anteriormente ao processo para que o sangue não coagule quando entrar em contato com a superfície do aparelho. No decorrer do procedimento o corpo do paciente é mantido em hipotermia, reduzindo assim o metabolismo.
...