Ética E Advocacia
Trabalho Universitário: Ética E Advocacia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe21212121 • 19/3/2015 • 469 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
CONCEITO DE ÉTICA. ÉTICA E A PROFISSÃO FORENSE
1- Com base nos passos 1, 2 e 3, responder às seguintes questões:
A) Quais princípios éticos foram violados? Justificar sua resposta.
R.: Os princípios éticos que foram violados são: O princípio da conduta ilibada, pois o comportamento sem mácula (sem mancha), aquele que sobre o qual nada se possa moralmente levantar, onde há uma conduta límpida. Espera-se de um advogado que ele seja hábil para vencer causas e de todo juiz o dom da infalibilidade. Por serem do cultivo do Direito, acredita-se que atue de for reta.
Outro princípio é o da correção profissional, isto é, o profissional correto é aquele que atua com transparência no relacionamento com todos os protagonistas da cena jurídica ou da prestação jurisdicional. Age no interesse do trabalho e da justiça, não se descuidando do interesse imediato das pessoas a que serve. Não se beneficia com sua função ou cargo.
B) Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?
R.: Porque o profissional do Direito deve sempre ter o bom senso, a prudência, a discrição, a retidão, a civilidade, a conduta ilibada, pois o sistema exigi do profissional algo superlativo em relação às demais profissões, normalmente costuma-se vincular uma expectativa de comportamento à profissão exercida e se esse profissional não estiver preparado para essa cobrança da sociedade, está na profissão errada.
C) Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.
R.: Existem profissões que tem uma carga mítica que as envolvem, pois se espera de todo sacerdote que seja santo, que todo médico seja milagroso, que todo advogado seja hábil para vencer causas impossíveis e de todo juiz revista o dom da infalibilidade. Podem coexistir situações de contraste a depender da região, das dimensões da comunidade, os costumes da metrópole parecem atenuados diante do conservadorismo da microcomunidade, ressalvada a influência televisiva e de certos valores sustentados em verdadeiros guetos religiosos. Mas há um núcleo comum a caracterizar a conduta ilibada dos profissionais do Direito. Deseja-se que os integrantes de uma função forense venham a se caracterizar pela incorruptibilidade, sejam merecedores de confiança, possam desempenhar com dignidade o seu papel de detentores da honra, da liberdade, dos bens e demais valores tutelados pelo ordenamento.
D) Por que a ética é tão importante na profissão jurídica?
R.: Porque o profissional forense presta ao serviço de atilar a postura prudencial, favorecendo a um exame de consciência para constatar como poder ser aferido eticamente o próprio comportamento. Na maior parte das vezes, esse profissional é o único árbitro de sua conduta. Além de se tornar, com isso, mais escrupuloso, deve ter em mente que os cânones dos códigos éticos, a recomendação da doutrina e a produção pretoriana dos respectivos tribunais éticos não excluem deveres que resultam de sua consciência e do ideal de virtude, inspiração maior do profissional do Direito.
...