Ética E Moral
Artigo: Ética E Moral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Meire2525 • 20/10/2014 • 608 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Ética e Moral
Definir o significado de ética e moral não é tarefa fácil, porém, são termos freqüentemente utilizados no cotidiano.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra ‘ética’ vem do grego ‘ethos’ que significa ‘modo de ser’ ou ‘caráter’. Já a palavra ‘moral’ tem origem no termo latino ‘morales’ que significa ‘relativo aos costumes’.
Apesar da identidade semelhante entre ética e moral, possuem diferentes significados, a ética é uma ciência e a moral é o objeto dessa ciência, ou seja, o conjunto de normas adquiridas pelo hábito de sua prática.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
O maior objetivo da ética é a felicidade (sumo bem). O bem é o fim buscado para a convivência social e ocorre por meio da virtude. Ética não se ensina porque ela é a moral, que é o conjunto dos valores pessoais, os quais representam o verdadeiro eu. O que podemos é inspirar para transformar e polir os valores. Assim, ética será a conseqüência.
Podemos descrever que moral são as normas de conduta de uma sociedade, para permitir um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade. Essas regras orientam cada individuo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
A ética é identificada como uma filosofia moral, onde se busca entender os sentidos dos valores morais.
A ética busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada grupo possuem seus próprios valores, culturas e crenças.
A configuração principal da ética é solucionar conflitos de interesses, baseando em argumentos universais. A ética tem seu impasse, pois o que é considerado ético para um grupo, não é para outro.
A modernidade vem mudando muitos desses valores éticos, e hoje os indivíduos são considerados pessoas livres, o que leva a um relativismo, do qual a ética pode contornar a situação e conduzir a uma moralidade do qual os fins justificam os meios.
O sentido hoje da ética é estabelecer uma universalidade dos valores, sem considerar a influencia de uma ordem universal. Todos estão corretos e todos estão errados, vai de acordo com o que é ético para o individuo.
Entretanto, é comum confundir os termos ética e moral, como se fossem a mesma coisa. Muitas vezes se confunde ética, com o espírito de corpo, que tem tudo haver com moral e nada com ética.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
...