Ética Profissional na Escola de Educação Física
Artigo: Ética Profissional na Escola de Educação Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Linnyrosa • 11/12/2014 • Artigo • 478 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Ética Profissional na Educação Física Escolar tem sua origem na conduta do professor. Ela é demonstrada com características cotidianas básicas, através de assiduidade, cumprimento das atividades proposta pelo ambiente de trabalho, comportamento moral e sócio educativo.
De acordo com Lioi (2010), ser Ético não é dever, mas uma atitude de bom caráter; significa ter conduta disciplinar que possa ser utilizada em qualquer ambiente social. O profissional comprometido com seu trabalho gera hábitos saudáveis, que será copiado pela maioria que o circunda. Porém, quando há ausência de Ética o professor gera desequilíbrio emocional entre os alunos, oprimindo-os ou os tornando agressivos e descontrolados. Para a autora, ser ético é um compromisso que cada indivíduo assume com a sociedade, influenciando em quais quer convívios que se apresente, ou seja, profissional, familiar, social ou cognitivo.
Assim, um professor, que tem em seu poder o conhecimento especifico, deve repassá-lo aos seus alunos de forma digna. Do contrário, quando ele se omite, deixa de ter responsabilidades e se transforma em um mau exemplo, desvalorizando a si e a sua categoria profissional incentivando o caos no ambiente escolar (SÁ, 2001).
Nesse contexto, este trabalho sobre Ética Profissional na Educação Física Escolar, tem por finalidade buscar alternativas de sanar fatores desmotivadores que ocorrem na aula de Educação Física, através de Valores Morais e Éticos.
2. MÉTODO
Essa é uma pesquisa indireta de natureza bibliográfica (MARCONI & LAKATOS, 2001). Para a coleta de dados bibliográficos, primeiramente foi realizada uma busca em base de dados especializada (periódicos e livros). Além disso, foram efetuadas buscas na base de dados do Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/), com as palavras-chave: Ética, Moral, Educação Física Escolar, Desmotivação.
3. ORIGEM E CONCEITO DE ÉTICA
A Ética é a Ciência que estuda a Conduta Moral, que por sua vez, surge através das atitudes generalizadas da sociedade num determinada região e período. Cada indivíduo contribui com suas culpas, deveres e responsabilidades cotidianas; o que é regra para a maioria passa a ser Lei, e o seu descumprimento, gera criticas, construindo a Ética (NALINI, 2006; VÁZQUEZ, 2002).
De acordo com Tojal; Costa; Beresford (2004), os meios de comunicação são os principais responsáveis pela conduta da Moral e da Ética nas diversas naturezas do cotidiano humano: Família, Escola, Religião, Política, Saúde, Meio Ambiente e Trabalho. O Autor define Moral como conjunto de regras criadas de acordo com os hábitos individuais e sociais de uma comunidade ao longo dos anos sem um debate de costumes entre os interessados. Entretanto, esta harmonia não é duradoura, sendo responsável por novos conflitos culturais de conduta; surgindo a necessidade de conceituar de forma racional os novos objetivos, as novas atitudes vivenciadas em sociedade, reconstruindo um código Moral estabelecido como Ética.
Conforme Fernandes; Luft; Guimarães (1996, p.274) e Nalini (2006, p.25-26), a palavra Ética é de origem grega “ethikos”, que vem ser a forma de se agir, onde se vive, “Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.
...