Ética e moral
Seminário: Ética e moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiameneses • 15/3/2014 • Seminário • 621 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Etapa 02- Passo 01
A ética é definida como valores e virtudes dos seres humanos, constituídos por comportamentos e juízo de valores que são encontrados frequentemente diante de conflitos, onde deve- se decidir entre duas partes distintas, sendo o bem e o mal. Também definida como a ciência da verdade, a ética não divide- se entre a meia- ética ou ética de mentira.
A ética é a essência da consciência que possibilita a vida em sociedade e desenvolvimento de um grupo estruturado eticamente, constituído por valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido de bem comum.
Para tanto, é necessário identificar a predisposição ética, que refere-se a sensibilidade social, à percepção de valor, a relevância do bem moral e a consciência ética que corresponde à capacidade de avaliar, julgar, e à disposição de agir.
A ética organizacional é um modelo de ética aplicada na instituição ou empresa, objetivando a introdução de sentido entre os profissionais de determinadas organizações sobre como devem administrar os respectivos trabalhos, sendo estes de forma responsável.
A ética organizacional baseia- se em conceituar deveres, estabelecer regras de conduta e princípios do profissional para o desempenho e desenvolvimento das atribuições profissionais, bem como no atendimento dos clientes e demais pessoas.
A ética e a moral são termos que possuem significados diferenciados, porém condizem para a formação de apoio que guiará a conduta da espécie humana, onde determinará o caráter, princípios, e também por destinar a melhor maneira de conduzir-se e comportar- se diante da sociedade.
A ética é um grupo de informações e conhecimentos extraídos através de analises sobre o comportamento humano, a fim de esclarecer as regras morais de forma racional, científica e teórica. Entretanto, está vinculada aos fundamentos dos valores morais que guiam o comportamento humano.
Moral é um conjunto de preceitos designados no cotidiano para serem usadas pelo seres humanos. As regras aplicadas direcionam cada individuo as suas ações e julgamentos do que moral e imoral. No entanto, a moral é construída pelos costumes, regras e cultura dispostos por cada grupo social.
Através do sentido ético mencionados no código de ética do administrador, traduzidos pela missão, valores e princípios do profissional e da organização, é explicito o comprometimento de uma empresa em atuar a base da honestidade e integralidade com o cliente interno e externo, estes que podem ser descriminados como, funcionários, clientes, fornecedores, bancos, órgãos federais e regionais, meio ambiente, comunidade, entre outros. O Código de ética torna-se o orientador das ações e a sua aplicação contribuirá para o melhor desempenho, reconhecimento da organização ao nível esperado pelo cliente interno e externo.
O administrador eticamente correto transmite o comprometimento, conforto e qualidade aos clientes internos, externos e sociedade em geral, proporcionando a credibilidade, confiabilidade, segurança, estes que são gerados através das ações legais dispostas no Código de Ética do Administrador. Entretanto, o trabalho realizado com o cumprimento dos termos éticos torna- se um ambiente apreciado pelos clientes em geral.
O modelo de gestão organizacional que preserva a
...