Ético e moral
Seminário: Ético e moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolinepestana • 28/3/2014 • Seminário • 998 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
Anhanguera Educacional
Curso de Psicologia
Ana Caroline Ribeiro Carvalho
Angel Caroline
Caroline da Silva Pestana
Luciana Barauna da Silva
Nélia Maria de Oliveira
Ética e Moral na Antiguidade
São Paulo, SP 2014
Ética e Moral
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. A palavra "ética" é derivada do grego (ethos), e significa aquilo que pertence ao, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de carácter".
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
Ética e Moral na Antiguidade
Na época da antiguidade, como até os nossa atualidade, o homem necessita de viver em sociedade com outros homens, os preceitos de comportamento moral têm sido imprescindível para o bem estar do grupo. Estas normas em geral provinham religiões existentes, que cheias de dogmas e preconceitos que atribuem uma dose de irracionalidade a importância moral. Até mesmo entre os chineses, que não possuíam uma religião organizada, havia muitas normas esotéricas de comportamento ético. A consideração esotérica dá início exclusivamente com os pensadores gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles são os seus principais representantes. Sócrates dizia que a virtude é conhecimento; e o vício, é o resultado da ignorância. Desta maneira ,de acordo com Sócrates, somente a educação pode tornar o homem moralizado. Platão estabelece que a vida ética é gradativamente mais elevada pela adequação desta às idéias (eide) superiores, análogas à forma do bem. Aristóteles deu à éticas bases seguras. Explanava que a terminação do homem é a felicidade temporal da vida de conformidade com a ensejo, e que a virtude é o caminho dessa felicidade, e esta dá a entender, fundamentalmente, a liberdade.
Durante a Antiguidade Clássica, surge o conceito de ética, mais precisamente nos séculos IV e V a.C. Surgem teorias sofísticas, socráticas e aristotélicas. As teorias sofisticas defendiam o relativismo de todos os valores.
Os filósofos dessa época pregavam que somente pela Ética era possível evitar conflitos entre o indivíduo e a sociedade.
Mas a ética como área da filosofia se estabeleceu a partir de Sócrates e Platão, e com Aristóteles ganhou status de sistema filosófico, como filosofia da ação e reflexão sobre a conduta humana .
De modo geral os filósofos não fazem diferenciação entre os conceitos de “ética” e “moral”. Alguns moralistas, porém, adotam uma distinção entre o significado de ética como atividade mais teórica, reflexiva e crítica dos fundamentos da ação, e moral como lei e norma de conduta prática.
Sócrates
A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Ao contrário de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Sócrates prima pela submissão, ou seja, pelo primado da ética do coletivo sobre a ética do individual. Neste sentido, para esse pensador, a obediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, onde residem as ideias de ordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social. Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade.
Assim, são muitas as lições trazidas pela ética socrática: o conhecimento como virtude; a educação como forma de conhecer a si mesmo e, por consequência, conhecer melhor o mundo para alcançar a felicidade; a primazia do coletivo sobre o individual e, a obediência às leis para garantir a ordem e a vida em sociedade. Sábias ideias. Se os agentes políticos e a sociedade em geral pensassem assim, teríamos, com certeza, um país mais justo e solidário.
“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça,
...