Ético e moral
Artigo: Ético e moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deiarosa • 30/8/2014 • Artigo • 890 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
Ética e Moral
O ser humano possui na sua natureza a dimensão de pessoa e age de maneira independente durante uma ação. Pode escolher entre o bem o mal, o risco e o beneficio. Isso faz com que o ser humano decide como agir em certas circunstâncias. Por isso devemos entender a Ética e Moral.
A Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, ao outro o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Já a Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes, é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. É a “ciência dos costumes”, tem caráter normativo e obrigatório. Ela é fundamental para garantir a ordem e a harmonia da sociedade, ela regulamenta a conduta entre os homens.
Moral e Ética respondem a diferentes questionamentos, já que a moral tem relação com os códigos que versam sobre a ação do individuo na sociedade e opera ante o questionamento o que se deve fazer numa situação concreta.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Entendendo o significado das duas podemos discutir decisões que são tomadas pelos os seres humanos. Que às vezes acaba agindo contra a Ética, mas agindo para o melhor que vai faze- lo sentir bem, mais que pode não ser moral.
Moral e Ética respondem a diferentes questionamentos, já que a moral tem relação com os códigos que versam sobre a ação do individuo na sociedade e opera ante o questionamento o que se deve fazer numa situação concreta.
No caso do tratorista deveria derrubar uma casa, pois havia uma determinação da justiça de reintegração de posse. Se fizesse isto, estaria agindo moralmente, de acordo com a lei e com o oficio da atividade profissional. Não haveria problema de ordem moral.
Acontece que ele deparou com a família despejada próxima a casa. Resolveu não cumprir a ordem. Infringiu a ordem moral. Foi buscar na Ética a fonte de sua decisão. O que este relato revela sobre moral e sobre ética. Cria se controversa do que poderia ser julgado com atitudes certas ou errado.
Percebe se de acordo do relato do tratorista, que temos um exemplo nítido sobre moral e ética. Onde ele teria que seguir regras determinadas e impostas pela sociedade a qual estamos inseridos.
Ao nascermos somos criados com a intenção de agirmos sempre em função do bem, pois a educação, a índole vem do berço. Então ele quis agir da forma que ele foi criado, se colocando no lugar da família.
Porém ao se defrontar com a família que seria despejada, decidiu então, se opor a estas regras e agir de acordo com seu comportamento ético, usando com precisão sua conduta humana, julgando sob seu ponto de vista, estar decidindo em prol do bem estar da família em questão.
Mesmo que esta decisão pudesse lhe trazer consequências sérias pelo fato de estar assumindo uma responsabilidade individual,
...