Índice de Desenvolvimento Humano
Projeto de pesquisa: Índice de Desenvolvimento Humano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiolaimeb • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.141 Palavras (9 Páginas) • 290 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Fabíola de Souza Freire de Moraes RA: 8140753684
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
BRASÍLIA, JUNHO DE 2014.
FABIOLA DE SOUZA FREIRE DE MORAES – RA 8140753684
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Desenvolvimento Econômico.
BRASÍLIA /DF
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Desenvolvimento Econômico 5
PIB – Produto Interno Bruto 5
Indice de GINI 5
Curva de Lorenz 6
IDH – Indice de Desenvolvimento Humano 6
Comercio Exterior 7
Reflexo carga Tributaria para desenvolvimento no DF ..............................................8
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
E importante sabermos a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.
Para um profissional de contabilidade e importantíssimo ele estar atualizado sobre o desenvolvimento econômico do país.
Esta pesquisa me ajudara a ampliar os meus conhecimentos sobre a economia do mundo. Como estar o desenvolvimento econômico do Brasil, o que posso fazer para melhorar, quais os objetivos, como ele estar seu crescimento. Esta pesquisa servira muito para o meu cotidiano e também agregará aos meus conhecimentos.
1. Desenvolvimento Econômico
O fortalecimento econômico de um país é enriquecimento e fortalecimento
da economia externa, e principalmente a independência desse país sobre o dinheiro estrangeiro, ou seja, quando um país não depende mais do capital estrangeiro para tocar sua economia. Outro fato importante, é que, quando um país esta se desenvolvendo, ele fica muito venerável a dominação estrangeira, um jeito que os países ricos inventarão para dominar uma nação em desenvolvimento, é implantar dentro do país as Multi Nacionais.
PIB
Produto Interno Bruto é a soma de todos os serviços e bens produzidos em
Uma determinada região, representa como esta o seu crescimento econômico. Vale dizer que no calculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão de obra, imposto e energia).
Os investimentos que as empresas efetuam também influenciam no PIB das Regiões. Se as empresas crescem compram máquinas expandem atividades, contratam mão de obras, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham, o empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia. As exportações também fazem o PIB crescer pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.
O PIB foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sem e Mahbubulhaq, vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento no seu relatório anual.
A formula para cálculo do PIB de uma região é: PIB = C+I+G+X-M.
C Consumo privado
I Investimentos totais feitos na região
G Gastos dos governos
X Exportações
M Importações
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo – o pelo número de habitantes desta região. Para chegar a renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo.
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. Os pais são um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontra-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias de mundo. O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.
Índice de Gini
É um parâmetro internacional que mede a desigualdade de distribuição de renda
Renda entre os países, e foi desenvolvido por um matemático italiano Corrado Gini, esse coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais.
Conceito de Curva de Lorenz
A Curva de Lorenz consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e
que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou
...