A ÊNFASE EM PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA
Por: 16021995-2 • 4/7/2020 • Resenha • 453 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
7° Período – ÊNFASE EM PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA 1
Ruan Pimentel de Souza
Projeto de artigo
Itaperuna/RJ
Abril de 2020
Ruan Pimentel de Souza-1904471
Ênfase em Processos Clínicos em Psicologia 1
Trabalho apresentado ao Curso de
Graduação em Psicologia do Centro
Universitário Redentor de Itaperuna/RJ,
como requisito para obtenção de nota na
disciplina de Ênfase em Processos Clínicos em Psicologia 1
Professora: Denise Ribeiro
Itaperuna/RJ
Abril de 2020
ARTIGO
ÊNFASE 1
Tema: O papel e atuação do profissional de psicologia na saúde pública.
Objetivo: O presente trabalho busca através de uma pesquisa literária, descrever o processo de introdução do profissional de psicologia na saúde pública e/ou mais especificamente o SUS. O trabalho objetiva-se a recolher dados históricos e pesquisas relacionando a carência na saúde pública e as possíveis contribuições do profissional de psicologia nesta área. Tendo como uma realidade tal carência, este trabalho irá buscar possíveis melhoras no quadro da saúde pública, quais possibilidades de atuação e contribuição o profissional de psicologia tem e pode continuar buscando a fim de uma promoção coletiva e pública.
Hipótese: Tendo em vista a atual carência pública do profissional de psicologia, quais tem sido os resultados na saúde publicas oferecido por tal profissional? Quais campos de abrangência este ainda pode alcançar evidenciando a promoção da saúde coletiva? Em quais áreas sociais o profissional de psicologia pode se unir para obtenção de maiores resultados coletivos?
Metodologia: Através de uma revisão de pesquisas bibliográficas, este trabalho propõe-se a analisar quais trabalhos já se tem realizado na saúde pública pelo psicólogo, sua evolução desde sua introdução, expectativas e possíveis campos de atuação. Serão recolhidos artigos bibliográficos contendo experiências de campo para análise e descrever tais evoluções.
Referências:
Mnemosine Vol. 1, nº0, p.73-90 (2004) – Artigos Clio-Psyché – Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia Mundos paralelos, até quando? Os psicólogos e o campo da saúde mental pública no brasil nas duas últimas décadas.
CLAUDIA MARIA RINHEL SILVA O PSICÓLOGO NO CRAS: travessia, tessituras, desafios e possibilidades ASSIS 2016.
Estudos de Psicologia Cultura Profissional do Psicólogo 2000, 5(1), 95-121 95 A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
...