Processos Mentais Em Psicologia Juridica
Dissertações: Processos Mentais Em Psicologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osvaldoneto • 2/10/2013 • 962 Palavras (4 Páginas) • 716 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONOPOLIS
PROCESSOS MENTAIS EM PSICOLOGIA JURIDICA
Osvaldo Teixeira Coelho Neto
Resumo:
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
Introdução:
Este presente artigo falará sobre os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento) inseridos no ramo da Psicologia Jurídica
Palavra – Chave: Percepção. Atenção. Memória
Os processos mentais podem ser compreendidos com base nas estruturas corporais e nos processos bioquímicos no corpo humano ( áreas da genética, da neurociência e da neurologia e sobre o papel da predisposição genética e do meio ambiente na formação da pessoa); com base na perspectiva psicodinâmica onde o comportamento é movido por forças internas, que buscam dissolver a tensão existente entre os instintos; com base na perspectiva comportamentista procurando explicar o comportamento em relação aos estímulos do meio ambiente que o influenciam.
Na Psicologia Cognitiva o foco central desta perspectiva é o pensar humano e todos os processos baseados no conhecimento - atenção, memória, compreensão, recordação, tomada de decisão, linguagem etc .
Psicologia Cognitiva trata o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.
Dentre os processos cognitivos, abordarei quatro: a percepção, a aprendizagem, a sensação e a memória.
Percepção: È a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
O processo de percepção tem inicio com a atenção que não é mais que um processo de seletivas, ou seja, das observações por nós efetuadas.
Existe diferentes tipos de percepção:
Visual: A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção.
Auditiva: é a percepção de sons pelos ouvidos.
Olfactiva: é a percepção de odores pelo nariz.
Gustativa: é o sentido de sabores pela língua
Tatio: é sentido pela pele em todo o corpo. Permite reconhecer a presença, forma e tamanho de objetos em contato com o corpo e também sua temperatura.
Temporal: Não existem órgãos específicos para a percepção do tempo, no entanto é certo que as pessoas são capazes de sentir a passagem do tempo
Espacial: Assim como as durações, não possuímos um órgão específico para a percepção espacial, mas as distâncias entre os objetos podem ser efetivamente estimadas. Isso envolve a percepção da distância e do tamanho relativo dos objetos.
Aprendizagem: é o processo pelo qual as competencias, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, esperiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.
O papel da memória na aprendizagem: Independente da escola de pensamento seguida, sabe-se que o indivíduo desde o nascimento, utilizando seu campo percentual,
...