A ARTE NA IDADE MÉDIA E SUAS INFLUÊNCIAS NOS DIAS DE HOJE
Por: Leticia Shimada • 19/6/2020 • Dissertação • 391 Palavras (2 Páginas) • 785 Visualizações
Arte na Idade Média e suas influências nos dias de hoje
A arte medieval foi praticada durante a idade media, ou seja, durante os seculos V e XV. Tendo suas principais manifestações artísticas nas áreas de pintura, escultura e arquitetura.
A arte romântica é relacionada com a cultura de Roma e foi desenvolvida ao longo do século V ao século IX. A pintura possuía tridimensionalidade e eram representadas cenas diversas. As esculturas eram realistas, presavam pelo naturalismo podendo ser encontrada em afrescos de igrejas. Tinha influências da igreja católica, e sua arquitetura possuía elementos como as abóbadas, pilares, parede espessas e o uso de torres. Podemos notar essa arquitetura atualmente na Catedral de Durhan na Inglaterra. Os elementos mais vistos nas construções atualmente é o uso de arcos e pilares, na entrada de museus por exemplo, e as abóbadas, visto no em planetários, tetos de alguns shoppings.
A arte bizantina, de 527 e 565 d.C., tem influências na Ásia menor, Síria e greco-romanas. É relacionada com o cristianismo A arquitetura nas igrejas tinha elementos como os pilares. As esculturas eram rígidas e uniformes. A pintura bizantina tinha ênfase nos mosaicos, que se ilustrava passagens da bíblia e os imperadores. Com o objetivo de orientar os cristãos. Atualmente, essa religião que ainda é praticada e os mosaicos podem ser encontrados principalmente em calçadas e dentro de igrejas. Um dos exemplos de hoje é nas paredes da igreja de São Vital em Ravena na Itália e no Matriz de São Josafat, em São Paulo.
A arte gótica surgiu no século XII até o século XV, onde atualmente é a França. As esculturas góticas apresentam elementos como o naturalismo que raramente se mostram com felizes, representação das emoções, figuras monstruosas. A arquitetura possui muitos vitrais, abóbadas com arcos cruzados, as catedrais eram muito altas, possuíam muitos vãos e janelas para um ambiente iluminado. A pintura era naturalista, usava cores mais claras e tais ores poderiam simbolizar cada santo, por exemplo.
O termo gótico foi inspirado no povo bárbaro, os godos, porém mais tarde o termo foi relacionado aos arcos curvilíneos e não mais a um conceito bárbaro. Uma das arquiteturas mais conhecidas nacionalmente é a igreja da Sé na Praça da Sé. O nome ´´gótico´´ atualmente se refere a alguém triste e está relacionado com as pinturas góticas que no qual era raro se ter santos sorrindo ou felizes.
...