A Arte Urbana
Monografias: A Arte Urbana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patinhafeia • 26/3/2014 • 7.901 Palavras (32 Páginas) • 766 Visualizações
ARTE URBANA 1
ARTE URBANA
São Paulo: Região Central
(1945-1998)
Obras de caráter temporário e
permanente
Vera Pallamin
Apoio: FAPESP
2000
2 Vera Pallamin
ARTE URBANA, de Vera M. Pallamin, foi
organizado, originalmente, em texto e CD-ROM.
O texto trata da conceituação sobre arte urbana e
processos de estetização contemporâneos,
sintetizando uma reflexão sobre práticas artísticas
e suas relações com as transformações qualitativas
dos espaços públicos. O CD-ROM, que porta
propriamente o conteúdo intitulado deste trabalho,
foi concebido de modo a propiciar o cruzamento
de três eixos: referências urbanas, referências
artísticas e autores / obras.
ARTE URBANA 3
Vera M. Pallamin
É formada pela Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde
fez mestrado e doutorado e é docente em regime
de dedicação exclusiva. Fez pós-doutorado na
University of California, Berkeley (EUA) e na
Università degli Studi di Firenze (Itália) sobre esfera
pública e arte urbana. É coordenadora do Ateliê
de Escultura da FAUUSP.
4 Vera Pallamin
ARTE URBANA 5
ARTE URBANA
São Paulo - Região Central (1945-1998)
Obras de caráter temporário e permanente
Vera M. Pallamin
6 Vera Pallamin
Pallamin, Vera M.
Arte Urbana ; São Paulo : Região Central (1945 - 1998):
obras de caráter temporário e permanente / Vera Maria Pallamin
- São Paulo, Fapesp, 2000.
1. Paisagem urbana 2. Arte urbana 3. São Paulo (cidade)
CDD 711.4
Primeira edição (esgotada):
São Paulo, Annablume Editora, 2000.
ARTE URBANA 7
SUMÁRIO
PREFÁCIO ....................................................................09
PRÓLOGO ....................................................................13
INTRODUÇÃO..............................................................15
CAPÍTULO 1
ARTE URBANA / PRÁTICA SOCIAL..........................21
Cultura Urbana ................................................................27
Territorialidade e Lugar ....................................................30
Espaços públicos e práticas sociais ..................................35
Práticas artísticas: poética e memória social ......................46
CAPÍTULO 2
PROCESSOS DE ESTETIZAÇÃO
CONTEMPORÂNOS..............................................................................59
A cultura como empreendimento ......................................64
O estético e as práticas culturais........................................73
BIBLIOGRAFIA.............................................................80
8 Vera Pallamin
ARTE URBANA 9
PREFÁCIO
A discussão de arte pública que vocês irão
encontrar não terá como parâmetro a questão política da
cidadania. A referência para esse recorte da produção
artística que neste trabalho será privilegiado está em nível
mais profundo que o simplesmente político: trata-se da
formação do social, da contínua constituição de uma
sociedade específica, ambiente da arte sendo feita e que
também vem a ser na arte enquanto ela se faz.
O social é visto nesta discussão em sua
dimensão conflitiva, e nela, por um lado, os setores
dominantes procuram afirmar-se e fazer reconhecer sua
hegemonia, assim como, por outro, os setores subalternos
ou excluídos lutam por se fazer ouvir, para que sua atual
situação não se perpetue e para engendrar o social em
outra direção. E, além de setores, grupos, classes sociais,
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indivíduos fazem-se ouvir, constituem, engendram. O social,
em qualquer direção, também é fruto de ações e visões de
indivíduos.
E a arte pública, a arte que se faz no espaço
público, o gesto, a intervenção, o evento, a instalação, o
espetáculo, a apresentaçào, a arquitetura - que é, enquanto
arte,
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