Arte urbana
Por: arailde • 19/4/2015 • Relatório de pesquisa • 419 Palavras (2 Páginas) • 1.303 Visualizações
Qualquer modificação feita pelo homem, que traga algo significativo para sua comunidade, cidade ou país pode ser considerada como uma ferramenta de transformação.
A questão é: quando e quanto esta intervenção é benéfica para o homem?
A palavra intervir significa, interferir em algo ou modificar. No contexto urbano, os movimentos visuais e artísticos relacionados a espaços públicos, são conhecidos como intervenção urbana. Esta prática da intervenção é influenciada pela velocidade do mundo contemporâneo. É uma maneira de inserir no meio urbano a participação e convívio social, a contemplação de um momento de arte de cultura. Contemplação essa, que se perdeu pelas grandes exigências do mercado globalizado em que “tempo é dinheiro”. Logo, se tempo é dinheiro, porque gastá-lo contemplando? Portanto, as pessoas não têm mais tempo para contemplar, parar, ouvir, escutar e estudar.
A intenção artística no meio urbano é proporcionar arte de modo perene ao contexto social no qual é inserido. Tornar a arte pública, acionar os limites entre os elementos: processo e objeto, presentes na arte contemporânea e embelezar o cotidiano. A intervenção artística age diretamente sobre o cenário, como um ato de questionamento: Quanto consumimos arte? De que maneira ela nos modifica? Como nos comportamos na presença da arte?
Estas são algumas das questões que nos fazem refletir e que movem a ambição de centenas de artistas de rua e estes, por sua vez, trazem um novo olhar ao nosso horizonte diante das tramas verticais da cidade.
A transformação da cidade através da arte é um efeito gradual e a longo prazo. A cultura transforma o indivíduo em cidadão ativo. E a longo prazo, pessoas buscarão a arte de modo ativo e não apenas passivo. Esta é a importância de tais modificações no meio urbano.
Podemos citar como exemplo, os metrôs paulistanos. A arte está presente em diversas formas, variando desde poemas e frases a esculturas e pinturas. É sempre impactante. Portanto, aqueles minutos de espera entre um vagão e outro, podem trazer as pessoas muito mais cultura do que elas jamais tiveram a oportunidade de experimentar, acendendo assim uma curiosidade e criando nelas uma necessidade antes desconhecida.
A arte no metrô é também informativa, conscientiza a respeito de diversos temas sociais, tornando público o que antes era apenas conhecimento de poucos. Traz ao cidadão a reflexão de seus atos de maneira descontraída e muitas vezes bem humoradas.
E fundamental construirmos nosso espaço de maneira que integra o passado com o futuro, para que não percamos os momentos de contemplação e que tiremos máximo proveito daquilo que é tão importante, a cultura.
...