ARTE URBANA: EXPRESSÃO VISUAL ALÉM DAS PALAVRAS
Por: Suzana07jesus • 17/5/2018 • Projeto de pesquisa • 498 Palavras (2 Páginas) • 1.161 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SUZANA DE JESUS PEREIRA
ARTE URBANA:
EXPRESSÃO VISUAL ALÉM DAS PALAVRAS
SÃO PAULO
2018
SUZANA DE JESUS PEREIRA
ARTE URBANA:
EXPRESSÃO VISUAL ALÉM DAS PALAVRAS
Trabalho apresentado junto ao Curso de Artes Visuais, da Universidade Cruzeiro do Sul como exigência parcial da disciplina Projeto Experimental I
SÃO PAULO
2018
ARTE URBANA:
EXPRESSÃO VISUAL ALÉM DAS PALAVRAS
[pic 1]
Suzana de Jesus Pereira
RESUMO
O presente trabalho propõe apresentar a importância do grafite como veiculo de comunicação urbana e social. Para isto, trago uma abordagem da história, do periodo de seu desenvolvimento e dos fatores inibiantes que tiveram um efeito contrário, impulsionaram as obras. Observada a marginalização desse tipo de arte, propositalmente rotulada dessa forma, com a consciênte intensão de inibir seu poder de alcance social, encontro apoio para compreender esta problemática, que é de natureza social e politica. Neste discurso proponho desmistificar a marginalização da arte e revelar suas particulariedades, suas expressões, seu poder de transformação e a estetica da metropole por ela influenciada.
Palavras chaves: grafite, comunicação, social, marginalização.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe estudar a importância do grafite para a comunicação e transformação social. Para isso, deve-se observar a inserção e influência dessa arte em periodos de grandes anseios sociais de mudanças. A pesquisa tem como objetivos específicos: perceber a impotância do grafite para expor atraves da arte o que não podia ser falado, menos ainda calado e determinar o impacto que produzia nas pessoas e na politica. Através da problemática, de que o grafite é uma arte marginalizada e discriminada, e ao mesmo tempo trata-se de uma arte de rua que contribui direta e efetivamente para a exposição e consciêntização dos problemas sociais para um grande volume de pessoas. Este estudo segue suas considerções com a proposta de expor as contribuições desse tipo de arte para a educação e cultura de pessoas não elitizadas e sem acesso a arte de forma geral. Segundo Gitahy (1999), a linguagem do grafite tem características conceituais e estéticas.
As pesquisas sobre arte urbana sob muitos aspectos têm como objetivo identificar o momento de criação das obras, o impacto que as pinturas produziam, a mensagem que transmitiam e a forma como os receptores recebiam e processavam essa mensagem. Mediante a pesquisa é coerente afirmar que a arte tem um efeito transformador e revolucionario, capaz de incentivar a educação, luta pelos direitos, acrescentar cultura, valores e influenciar muito a formação de opinião. A arte , inquestionavelmente, oferece um ambiente favorável não só a formação intelectual, mas ainda a formação pessoal do receptor da mensagem. Quando inserida em cenarios impactantes gera atitudes, a relação existente entre arte, cultura e formação, é ativa, desperta e contribui de forma interventiva no processo de questionamento, proporcionando incontestáveis oportunidades para mudanças positivas pessoais e sociais. Nesse contexto, o projeto pretende destacar alguns elementos considerados de grande relevância que envolve a historização, desenvolvimento, mensagem e seu alcance.
...