A CONSCIÊNCIA DA VISIBILIDADE – UMA ESTRATÉGIA DA IMAGEM
Por: Lino StudioLino • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]
Licenciatura em Artes Visuais – Estudos Disciplinares
PROFESSOR (A): SUELI APARECIDA ACTUM
A CONSCIÊNCIA DA VISIBILIDADE – UMA ESTRATÉGIA DA IMAGEM
Aluno(s):
Leverson dos Santos Lino R.A 177140-3
POLO AMPARO
2017
[pic 2]
Madonna Del Prado, Rafael
Renascentista
Datada nos anos de 1.505-1.506.
Dimensão: 113cm x 88cm
Encontra-se no museu de Kunsthistoriches, Viena
Feito em óleo sobre madeira.
Leitura da imagem.
Obra Renascentista com tema religioso, onde destacamos a virgem, com Cristo ecalantado a seu lado, interagindo com João Batista.
O cristo tocando na Cruz que João batista está segurando, podendo dar a impressão de religiosidade.
As auréolas nas cabeças dos personagens, remetendo á pureza e santidade, religiosidade
O rosto sereno da Virgem dando paz na observação da obra.
Cores frias, com destaques as vestimentas da Virgem, contrastando com a paisagem.
Presença de Perspectiva dando ênfase aos personagens iniciais que nos dá a sensação de profundida em relação aos elementos ao fundo.
[pic 3]
MORRO VERMELHO- LASAR SEGAL
Datada nos anos de 1.926.
Óleo sobre tela.
Questões para dialogar com a obra:
- Quem foi o artista?
- Onde a obra foi realizada?
- Onde está exposta?
- Se está exposta em museu, ou é uma obra particular?
- O significado da obra? O que o artista queria passar ao observados?
- Qual a sensação ao observá-la?
- Quais são os personagens dessa obra?
- Qual movimento pertencia?
COMPARANDO AS DUAS OBRAS.
As duas obras são relacionadas a Virgem, com visão bem diferentes em suas expressões, a Madonna pintada por Rafael, traz a calma, a beleza, a busca pelo belo do renascencimeto, enquanto Morro Velho, Traz a quebra de paradigmas, trazendo a Virgem e o Cristo negros, com cores fortes que era a herança do Expressionismo trazidos por Segal que era um pintor realista.
EXPERIÊNCIA COM ESSA ATIVIDADE:
...