HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO MUNDO IV |
Linguagem: Arquitetura Tardomodernista |
ÉPOCA | CONTEXTO HISTÓRICO | CARACTERISTICAS COMPOSITIVAS | PRINCIPAIS REPESENTANTES | EXEMPLOS |
A partir de 1960 | - Dão continuidade ao estilo internacional style.
- Início da Guerra Fria.
- 1946-1950 – Revolução Chinesa.
- 1950-1953 – Guerra da Coréia.
- 1947-1950 – Movimentos de libertação da Índia e da Indochina.
| - Anti-ornamentalismo, priorizando questões ligadas à proteção física, ao isolamento térmico e acústico, aos sistemas e acabamentos.
- Lógica radical, ênfase circulatório e mecânico, flexibilidade extrema utilizável ou não e uso amaneirado e quase decorativo da tecnologia.
- Arquitetura da perfeição técnica, da produção sistemática e da experimentação prática, desconsideração da memoria histórica, do contexto urbano e do domínio público.
- Variedade de denominações para a teoria Tardomoderna, entre elas:
Estruturalismo Neopurismo Tecnicismo Brutalismo Esculturalismo
| - Oscar Niemeyer
- Renzo Piano
- Richard Rogers
- Richard Meier
| [pic 6] Palácio do Congresso Nacional – Oscar Niemeyer
[pic 7] Centre Georges Pompidou – Richard Rogers e Renzo Piano
[pic 8] The Atheneum Visitor Center – Richard Meier |
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO MUNDO IV |
Linguagem: Arquitetura Esculturalista |
ÉPOCA | CONTEXTO HISTÓRICO | CARACTERISTICAS COMPOSITIVAS | PRINCIPAIS REPESENTANTES | EXEMPLOS |
A partir de 1950
| - Corrente Tardomoderna holandesa, formada em torno da revista Fórum liberada por Aldo van Eyck.
| - Aplicação de malhas e modulações.
- Abordagem introspectiva, voltada para a personificação e hierarquização dos espaços internos.
- Estruturas físicas disciplinadas, materiais e técnicas industrializadas.
- Privilegia a totalidade sobre as manifestações parciais, assim como a interrelação das partes, manifestação isolada.
- Exposição do conteúdo tecnológico dos edifícios e aspecto de mau acabamento e gragarismo.
| - Aldo van Eyck
- Louis Kahn
- Herman Hertzberger
- Giancarlo de Carlo
- Suzanne Demisch
- Peter & Alison Smithson
- Piet Bloon
- Moshe Safdie
- Peter Eisenman
| [pic 9] Habitat’67 – Moshe Safdie
[pic 10] Centraal Beheer Administration Building - Herman Hertzberger
[pic 11] Hubertus House – Aldo van Eyck |
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO MUNDO IV |
Linguagem: Arquitetura Neopurista |
ÉPOCA | CONTEXTO HISTÓRICO | CARACTERISTICAS COMPOSITIVAS | PRINCIPAIS REPESENTANTES | EXEMPLOS |
1960
| - Dão continuidade ao estilo internacional style.
- Início da Guerra Fria.
- 1946-1950 – Revolução Chinesa.
- 1950-1953 – Guerra da Coréia.
- 1947-1950 – Movimentos de libertação da Índia e da Indochina.
| - As técnicas priorizadas eram a de vidro estrutural e de painelização ( revestimento liso).
- Rigor disciplinar e puritano, expressão através de uma racionalidade aristocrática.
- Incrementação da complexidade compositiva do jogo criativo dentro da jaula conceitual, resultado do emprego de reticulas bi e tridimensionais, recorte e interpenetração de volumes, emaranhado estrutural em angulações e sugestões de mecanicismo.
- Plantas e fachadas passam a marcar algumas transformações internas e aplicações do sistema de coordenadas.
- Emprego de superfícies envidraçadas e de painelização com chapas de aço esmaltadas.
| - Richard Meier
- Peter Eisenman
- Charles Gwathmey
- Robert Siegel
- Michael Graves
- John Hejduk
| [pic 12] Weinstein House - Richard Meier
[pic 13] Miller House - Peter Eisenman
[pic 14] Wall House - John Hejduk
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HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO MUNDO IV |
Linguagem: Arquitetura Brutalista |
ÉPOCA | CONTEXTO HISTÓRICO | CARACTERISTICAS COMPOSITIVAS | PRINCIPAIS REPESENTANTES | EXEMPLOS |
Década de 1950
| - Período em que a corrente filosófica era estruturalista.
- Beton Brut – Concreto Bruto.
- Se desenvolveu principalmente na Europa.
- Resgata valores wrightianos, assim como preocupações contextualistas e de identidade cultural.
| - Detalhe das articulações para a multiplicação das partes e para elaboração maciça e austera.
- Os arquitetos partem de um grupo de espaços separados que se unem uns aos outros segundo sua função. Escolhem seus materiais e métodos de produção segundo sua experiência material, ou seja, a capacidade de expressar de forma áspera, irregular e imperfeita.
- Expõe os revestimentos, fiações, tubulação, condutos circulatórios.
- Utiliza métodos antropológicos e fenomenológicos, ressaltando valores de escala, vizinhança, mobilidade e algumas funções urbanas como circulação, áreas de convivência e pequeno comércio.
- Anti-ornamentalismo, gregarismo, pragmatismo, materialismo.
- Nos ambientes internos se busca a exposição de estruturas e instalações, materiais crus e técnicas manuais, através de superfícies rugosas e texturas irregulares.
- Resgate da madeira.
| - Le Corbusier
- Alvar Aalto
- Philip Johnson
- Paulo Mendes da Rocha
- Josep Lluis Sert
- Fritz Wotruba
- James Stirling
- Denys Lasdum
- Vittoriano Vigàno
- Carlo Scarpa
- Kioynori Kikutake
- Kenzo Tange
| [pic 15] Mummers Theater de John M. Johansen
[pic 16] Igreja da Santíssima Trindade de Fritz Wotruba
[pic 17] Faculty of History de James Stirling |