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A PERSPECTIVA NA ARTE DO RENASCIMENTO” DE RAFAELA MENDES E DANIEL DE CARVALHO

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

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Universidade Federal da Bahia[pic 1]

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento de Museologia

EBA 002 História da Arte II    Semestre: 2021.2

Professora Letícia Portella Milan

Estudante: Juliana Freitas Gueiros                  Matrícula: 220117239

FICHAMENTO DO TEXTO “A PERSPECTIVA NA ARTE DO RENASCIMENTO” DE RAFAELA MENDES E DANIEL DE CARVALHO

Oliveira  RM,  Moreira  DD.  A Perspectiva na Arte do Renascimento.  Educação

Gráfica. 2014

O texto de Rafaela e Daniel Vem para nos mostrar como Renascimento pode ser lida de perspectivas que relacionam suas contribuições para a arte e sociedade. Nos introduz a ideia da noção de perspectiva e o entrelace da matemática ao fazer artístico. O estudo das técnicas do Renascimento traz relações diferentes de suporte e proporções. O texto também nos traz as perspectivas históricas, experimentações, a difusão e as limitações da perspectiva no Renascimento em sua construção e aplicação.

“História da Arte é uma história de juízos de valor. Ou seja, o valor artístico está relacionado ao julgamento de uma pessoa ou de uma sociedade” (Pg. 170)

“Foi desenvolvido um verdadeiro código de visualidade que se contrapõe e

revoga a tradição da pintura medieval precedente” (Pg. 170)

“A arte, antes considerada apenas ofício manual, passou a ser uma "arte liberal", ou seja, um trabalho intelectual conduzido através do método científico proporcionado pela geometria” (Pg. 170)

“Existem duas maiores classificações para a representação de figuras e objetos:

conceitual e óptico.” (Pg. 171)
“No período Medieval, as obras de arte possuíam apenas uma função religiosa, e

as imagens sacras se tornavam objetos de veneração” (Pg. 171)

“A pintura possuía uma concepção bidimensional, a luz era pintada sem fazer sombra e as figuras eram estáticas” (Pg. 171)

“[...] tudo que fosse baseado nos moldes antigos estaria ‘certo’, enquanto qualquer outra base estaria ‘errado’.” (Pg. 172)

“Alberti acreditava que a natureza podia ser melhorada  com  o auxílio da matemática, e nessa finalidade ele defendia o uso da perspectiva.” (Pg. 174)

“Ao passo que Alberti tinha se concentrado na  representação  sobre  o  plano  da

pintura de figuras sobre o plano de terra, Piero atacou o problema mais complicado de

representar, sobre o plano da pintura, objetos em três dimensões vistos de um ponto de

vista qualquer.” (Pg. 176)

“O  sistema  piramidal  era  para  Leonardo  a  lei fundamental que governava todos os poderes da natureza: o som, a inércia, o tempo, a distância,  a  velocidade  e  a  força  da  gravidade.” (Pg. 177)

“Outros valores passaram a tomar parte na pintura, principalmente a configuração  de  movimento  e  da  utilização  do  claro-escuro.  Entrou  em  jogo  o  fator psicológico:  a  sensibilidade,  o  ânimo,  o  sentimento.” (Pg. 180)

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