A Pedagogia na Faculdade Sumaré
Por: Ricardo C Leite • 14/12/2022 • Trabalho acadêmico • 5.770 Palavras (24 Páginas) • 100 Visualizações
Centro Universitário Faveni
Curso de Artes Visuais
Ricardo Candido Leite
Arte e ilusões
São Paulo
2022
Centro Universitário Faveni
Curso de Artes Visuais
Ricardo Candido Leite
Arte e ilusões
TCC apresentado no 7º semestre de Pedagogia na Faculdade Sumaré como parte das exigências do curso de Pedagogia.
Orientadora:
Profª Anita Viudes C. Freitas
São Paulo
2022
Sumário
RESUMO 6
Introdução 7
Capítulo I 9
O que é Educomunicação? 9
1.1 As particularidades da Educomunicação 9
1.2 Área do conhecimento 9
1.3 As possibilidades 9
Capítulo II 10
A Educominicação não pode ser entendida como profissão 10
2.1 Valorização Humana 11
2.2 Poder dos meios de comunicação 11
2.3 O papel do professor 12
Capítulo III 14
Metodologia ou Educomunicação 14
3.1 Tecnologia de dominação 15
Metodologia 16
Analise de Dados 17
Considerações Finais 19
Referências Bibliográficas 20
Anexo 22
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a nossos familiares. Às minhas digníssimas amigas de trabalho de conclusão de curso. Aos professores do Curso de Pedagogia da faculdade Sumaré, pelos ensinamentos em especial a Professora Gracia Maria Lopes de Lima Soares, por sua dedicação e contribuição na conclusão desta etapa tão importante em nossas vidas.
À nossa orientadora Anita, pela seriedade, atenção e condução deste trabalho.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”
(Carl Jung)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo dar um pequeno panorama a respeito da importância da Educomunicação na formação de professores, a partir de estudos desenvolvidos a fim de compreender o processo pelo qual se articulam as novas tecnologias e a Educomunição no âmbito escolar.
A educação é um direito fundamental, universal e inalienável. É dever do Estado implementar políticas públicas capazes de garantir sua qualidade social, bem como o acesso e permanência de todos e de todas: construir espaços de participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução e avaliação de políticas públicas educacionais. É necessário que os governos garantam prioridade nos recursos para a educação pública, pois o compromisso com a qualidade é também compromisso financeiro com a educação. A educação de qualidade é um direito de todos. Assim as novas tecnologias fazem parte do novo contexto escolar.
Quando relacionamos a educação com a comunicação social temos a Educomunicação com dois momentos diferenciados, o primeiro é a leitura crítica e o segundo é a produção coletiva de comunicação.
Devemos pensar em todos esses novos conhecimentos para que possamos refletir no novo papel do professor como agente formador de sujeitos críticos e autônomos capazes de ler criticamente o mundo ao qual estão inseridos.
Palavras-chave: 1 Educomunicação; 2 Tecnologia; 3 Comunicação; 4 Educação.
Educomunicação na Formação de Professores
Introdução
O trabalho foi realizado no intuito de analisar, qual a importância da disciplina Educomunicação na formação de professores.
É impossível pensar educação no século XXI sem pensar na tecnologia, pois a tecnologia é a extensão do novo ser.
Sabemos que o papel do professor é de desenvolver o conhecimento científico. E formar alunos que pensem, com o intuito de formar cidadãos críticos. Nos dias atuais muito se fala da inserção e uso da tecnologia e tudo que circula na sociedade é produzido pela mídia.
Diante disso, a nossa hipótese era que a Educomunicação contribui com a formação e pratica docente, no sentido de formar profissionais capacitados para trabalhar com as linguagens dos meios de comunicação.
A escolha desse tema se faz necessário, pois, sabemos que o educador tem o papel de contribuir para o desenvolvimento cientifico do educando. A função do professor é mostrar o mundo para o aluno, um “mundo novo” encharcado de tecnologia. A Educomunicação é um conjunto de ações destinadas a criar e fortalecer o sistema de comunicação, ou seja, trabalhar as diferentes formas de linguagens para estabelecer a comunicação. Segundo Lima (2007), a Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão e da ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social, que consiste em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para produzir comunicação.
...