FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Por: Cristhiane Silva • 11/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 246 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se relação, teoria e prática no cotidiano da sala de aula.
O entendimento inclusivo da educação vem possibilitando varias discussões sobre as modalidades educativas formal, não formais e informais; bem como o questionamento sobre a sua acomodação na reflexão sobre a amplitude dos processos educativos existentes.
Pretende-se num primeiro momento, apresentar e discutir as modalidades educativas referidas como educação formal, não formal e informal. Seguidamente parte-se planejamento e o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.
- DESENVOLVIMENTO
A partir da metade do século XX, foi a supremacia da visão escolarizada da educação, e dos processos educativos não formais, justificando assim a necessidade de distinguir e delimitar modalidades educacionais educativas. A origem desse fenômeno situa-se nas práticas de educação de adultos no período pós segunda guerra mundial.
Dando esse entendimento da educação como um processo amplo e abrangente e a importância de se questionarem diferentes modalidades da educação presentes nas práticas sociais. Como forma de contornar a autoridade soberana da forma escolar permitindo assim a emergência de uma tipologia de modalidades educativas referidas como educação formal, não formal e informal.
Associa a educação formal ao ensino regular, a não formal a todos os processos educativos estruturados e intencionais que ocorrem fora da escola e o informal as aprendizagens em contextos de socialização (família, amigos, comunidades). Mais hoje uma abordagem mais compartimentada poderá não servir como reflexão e análise de diversidade e amplitude e amplitude dos processos educacionais de jovens e adultos.
Gohn (2006), partindo destes conceitos como áreas do conhecimento ainda em construção, procura a delimitação teórica destas modalidades a partir da definição de campos de ação e atributos. Desta forma, define a educação formal como
Aquela que é desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante o seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, etc.- carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não formal é aquela que se aprende no “mundo de vida”, via os processos de partilha de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas quotidianas (Gohn, 2006, p.28).
- ASSIM A AUTORA JUSTIFICA DISTINGUIR DEMARCA AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES CONCEITOS E A DELIMITAÇÃO A PARTIR DE SEIS CHAVES: QUEM É O EDUCADOR (AGENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER)?; ONDE SE EDUCA (LOCAL, ESPAÇO, TERRITÓRIO ); COMO SE EDUCA (CONTEXTO/ SITUAÇÃO)? POR QUE (FINALIDADE/OBJETIVOS); QUAIS AS CARACTERÍSTICAS MAIS PERTINENTES? QUAIS SÃO OS RESULTADOS ESPERADOS
Assim podemos saber que educação formal os educadores são os professores ou profissionais da educação, os locais de aprendizagem estão associados aos territórios das escolas, regulamentas por lei, o conceito de aprendizagem educativa, em ambientes e conceitos normalizados com regras padrões comportamentais definidos previamente.
Na educação não formal o educador é o “outro” com quem se interage o local onde se aprende é através dos grupos e de indivíduos fora das escolas, ou seja em locais informais os conceitos de aprendizagem a situação educativa constrói-se em ambiente de ação construídos coletivamente e a participação de regras gerais é voluntarias e nesta modalidade o saber é através aprender e transmitir e no trocar de saberes.
E na educação informal o processo de aprendizagem situa-se nas redes familiares ou com os meios de comunicações, já na educação informal não tem espaços educativos delimitados, pois pode ser marcada por referencias de nacionalidades, localidade, idade, gênero, religião, etnia onde as relações sociais se definem segundo gostos preferenciais, pertencentes e herdados.
Contexto de aprendizado está associado ao processo de socialização dos indivíduos e neste sentido desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de expressar segundo valores, crenças do grupo ao qual se pertence.
Sendo assim muitos são os questionamentos em relação no cotidiano do trabalho pedagógico, são muitos os questionamento que permeiam essa ação, a educação e as escolas enfrentam grandes desafios como a globalização, a convivência multicultural e os desenvolvimentos econômicos e técnicos quem colocam professores e alunos de todo o mundo diante de exigências.
Essas mudanças dar-se por transformações ocorridas em todo o mundo, nas ciências, nas artes, nas técnicas e da cultura em geral com tudo isso, os trabalhos pedagógicos não podem ficar sem corrigir as deficiências durante o seu processo até chegar aos tempos de hoje. Nesse sentido dentro desse contexto educacional, o currículo desempenha a função de explicitar os aspectos de desenvolvimento e socialização dos educadores.
O currículo estabeleceu interações educativas quando ao planejamento e o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, quando falamos na avaliação da aprendizagem é muito importante não descarta o currículo, já que ele é muito abrangente, pois ele engloba tudo o que acontece na escola, como atividades, programas desenvolvidos que afetam a aprendizagem dos alunos.
...