A Percepção e Estruturação Musical
Por: JONASEMILIO • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
NOME DO ALUNO
Jonas Emilio Bagatini
RA: 8031086
1ª ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Trabalho apresentado para a disciplina de Percepção e Estruturação Musical, sob a orientação da Profª Lílian Sobreira Gonçalves, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
POLO: CHAPECÓ
ANO: 2018
Percepção e Estruturação Musical
Professora Lílian Sobreira Gonçalves – 1ª atividade de portfólio
1. Conforme o exemplo, classifique os intervalos abaixo determinando sua classificação numérica (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª ou 8ª), qualitativa (maior, menor, justo, aumentado ou diminuto) e direção (ascendente ou descendente)
Exemplo: 3ª Menor descendente
a) 5ª Diminuta asc. b) 6ª Menor desc. c) 2ª diminuta, Asc. d) 7ª Diminuta desc. e) 4ª Diminuta asc.
2. Escreva as notas que formam os intervalos pedidos com as notas dadas, conforme o exemplo:
Ex.7ª Maior desc. a) 4ª aument. asc. b) 2ª Menor desc. c) 5ª justa asc. d) 3ª Maior asc. e) 6ª Maior desc.
3. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo:
Em uma escala diatônica maior, todos os intervalos ascendentes formados entre a tônica e seus graus são menores ou justos. (F )
Intervalos harmônicos não podem ser classificados em ascendentes e descendentes. (V )
Intervalos simples são os intervalos que não possuem alterações. (F )
Ao acrescentarmos um bemol a qualquer das notas de um intervalo, ele se torna diminuto. (F )
Todos os intervalos aumentados possuem alterações. (F )
Referências:
BATISTA, A. C. Percepção e Estruturação Musical. Batatais: Claretiano, 2016. Conteúdos Introdutórios e Unidade 1
BATISTA, A. C. Percepção e Estruturação Musical. Batatais: Claretiano, 2016. Unidade 2
...