A Percepção e Estruturação Musical
Por: Fernando Almeida • 30/9/2018 • Artigo • 384 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Fernando Gonçalves de Almeida
RA: 8046203
ATIVIDADE DE PORTIFOLIO
Trabalho apresentado para a disciplina de Percepção e Estruturação Musical, sob a orientação da Profª Me. Lílian Sobreira Gonçalves, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
POLO: Goiânia
ANO: 2017
Descrição da atividade
1. Escreva sua opinião a respeito das seguintes questões: Qual a utilidade da linguagem musical nos dias de hoje? Para um professor de música, seja ele de ensino fundamental, superior, ou de formação musical específica, é realmente necessário o conhecimento da linguagem musical? Por quê?
R: A linguagem musical é muito importante nos dias de hoje em todos os níveis do ensino escolar tanto fundamental, médio ou superior. Joly cita no texto de apoio a relação estreita entre o desenvolvimento musical e o intelectual, sendo que o musical relaciona-se diretamente com os processos de cognição: memoria, imaginação, comunicação verbal e corporal, estimulando o autoconhecimento e a auto expressão. Se mostrando estritamente importante no desenvolvimento de outras disciplinas.
É imprescindível ao professor de musica dominar a linguagem musical para que possa passar aos alunos experiências musicais e vincular isso a criança descobrindo as capacidades que cada um possui afim de orientar o seu desenvolvimento em ambos segmentos (ensino fundamental, superior, ou de formação musical específica). O grande proposito hoje na educação musical é aproveitar a capacidade dos professores ensinarem crianças com experiências diversas e conhecimentos distintos.
2. Escreva um trecho musical que contenha notas com alturas e durações diferentes, sinais de intensidade, pausas e indicação de timbre. Utilize a semínima como figura que vale um tempo, e escreva 10 grupos (compassos) de 2 tempos cada um. (Para os que já avançaram nas leituras, trata-se de um compasso 2/4.) Orientações específicas: a) Trabalhar com um programa de edição de partituras é muito importante para o seu curso e para sua própria prática pedagógica, mais à frente. Caso você ainda não consiga editar em programa específico, escreva o trecho musical a mão, e insira no seu trabalho como imagem. b) Seu trabalho precisa estar dentro da ABNT. Apresente sua atividade com capa, desenvolvimento e referências. Se tiver dúvidas, há um modelo de capa postado em “Material”.
R:
[pic 3]
REFERENCIA :
URIARTE, Mônica Zewe. O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR BRASILEIRA. ANAIS III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005
...