A Psicologia e Processos Criativos
Por: Amoler2705 • 30/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 419 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
A formação inicial em educação física era apenas em licenciatura, sendo necessário um mestrado propriamente na área da educação, pois eram encontrados muitos impasses para atuar com os alunos das escolas. É através da educação física que surge a psicomotricidade, não existindo uma formação para a mesma até certo momento, passando a ser uma ferramenta pedagógica, a semelhança nas duas esta em sua criação que vem de uma concepção bioenergética. Ela surge coma ideia de mudar o cenário já estabelecido pela educação física que visava o esporte em si, partindo agora para a educação corporal dos jovens.
A psicomotricidade é uma ferramenta que psicológica e pedagógica que vai tratar e melhorar o comportamento da criança pelos seus movimentos através da Educação física, a partir de sua criação foram se atualizando suas praticas, começando com provas e avaliações do perfil psicomotor além da “família de exercícios” da ginástica, a mesma vai ter o fim diagnostico ou tratamento reeducativo terapêutico, era organizada através de jogos, ginástica e recreação visando à socialização e o desenvolvimento da força, velocidade, agilidade, destreza, coordenação e equilíbrio. Vale resaltar que ao melhorar o físico, surgem efeitos positivos na escrita, leitura e ditado.
Surgiu varias clinicas com objetivo diagnostico terapêutico em psicomotricidade, contendo uma equipe de psicólogos, médicos, fisioterapeutas e professores de educação física. No Brasil ela vem como a clinica, porem com uma forte ligação à educação física. Vários professores de educação física adotaram fundamentos da psicomotricidade para suas aulas, pensando justamente no desenvolvimento intelectual que viria a ocorrer com as praticas juntas.
Avançando cada dia mais para a compreensão da criança, a forma funcional utilizando de exercícios perante objetivos, a relacional já utiliza os movimentos da criança para atingir algum fim.
Lapierre inova com algumas etapas de pratica teóricas, a primeira tem técnicas físico-motrizes, a segunda passa a centrar-se em aspectos psicomotores de um modo geneticista e cognitivo e a terceira se apoia na psicanálise. O pensamento de Lapierre ajudou a mudar a forma de ver a psicomotricidade, pois os autores anteriores a esse, eram centrados no aspecto funcional.
Após perceberem suas contradições passam a elaborar uma grande inovação que vai unir a teoria aos aspectos pedagógicos, o estudo vai fluindo ao perceber a comunicação afetiva entre o comunicador e a criança de estudo, focando no que a criança pode fazer, e não no que ela não consegue assim ela foca mais em seu potencial esquecendo as dificuldades. O professor que vai cuidar da criança precisa ter consciência de seus limites, sendo necessário assim de uma formação pessoal.
...