A TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Por: Márcia Martinelli • 2/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 185 Visualizações
- TEORIA DA COMUNICAÇÃO
No fim do século XIX, após a revolução industrial, o mundo passou por grandes disputas territoriais, tendo como consequência duas grandes guerras mundiais. É nesse momento que os veículos de comunicação de amplo alcance ganham força, militares começam a usar esse meio para noticiar sobre os confrontos, influenciando o povo a acreditar que ainda havia esperanças de vitória. Os teóricos da época, vendo a estratégia de publicidade implantada pelos militares começam a estudar o poder da influência dos meios na comunicação, surgindo a mass media, comunicação em massa, quando uma mensagem é direcionada a um grande número de pessoas. Aristóteles afirma que a palavra theoria significa a “ação de contemplar, admirar com o pensamento [...]” Ele apresentou o primeiro modelo da comunicação na sua obra Arte Retórica, durante o século IV A.C.(UFC, 2010)
[pic 1]
Comunicação troca de informações entre dois seres vivos a partir de palavras, gestos, imagens e símbolos. Composta por elementos da comunicação, emissor(aquele que constrói e emite o signo.) ou destinador, que irá transmitir a mensagem, em uma linguagem esclarecedora para que o receptor possa entender e reproduzi-la. O código composto por sinais, a partir de determinadas regras tendo o canal de comunicação que assegurará que a mensagem seja enviada com segurança, e o contexto, o corpo da mensagem, finalizando com o feedback responsável por verificar se a mensagem enviada foi recebida e entendida pelo receptor. Em algumas situações há ruídos ou barreiras que impedem a mensagem de ser entregue.
1.1 Semiótica
Semiótica ou teoria geral dos signos, ciência que estuda os sinais (signos), está sendo desenvolvida. Shannon e Weaver os primeiros a formalizar, em um modelo, os elementos presentes em todo e qualquer processo de comunicação. Ferdinand Saussure filósofo, criou o termo semiologia, estudo dos sinais (signos), formado pelo significante e significado. Significante é representação por algo que temos de concreto, o som e a escrita de alguma palavra, sendo o significado é o que imaginamos quando pensamos em alguma coisa, o significado do significante. Formado pelo significante e significado. “Com base na teoria de Saussure, Roland Barthes definiu que “a semiologia tem por objeto todo o sistema de signos, qualquer que seja sua substância, quaisquer que sejam seus limites: as imagens, os gestos, os sons melódicos, os objetos...” (SANTAELLA, 2004)
O livro “O que é Semiótica” (SANTAELLA, 2005) afirma que a semiótica envolve vários campos do conhecimento, originando de três lugares, nos Estados Unidos no século XIX, por meio do filósofo Charles Sanders Peirce e no século XX, Europa e Suíça.
2. COMUNICAÇÃO VISUAL
2.1 Arte Rupestre
Desde os primeiros povos, o homem sentia a necessidade de se expressar,começaram a criarem desenhos, símbolos, pinturas gravadas nas paredes e tetos das cavernas no período do Paleolítico Superior (10.000 a.C.). A partir dessas pinturas foi possível identificar os hábitos a cultura dos povos antigos. Utilizavam pedras, sangue e ossos de animais e folhas de árvores para tingir. As pinturas mais comuns eram de animais selvagens, visando à caça.(ALVES, 2008)
[pic 2]
Figura 1: Arte Rupestre - Caverna de Lascaux, França.
Fonte: ALVES, 2008
2.2 Definições de Comunicação Visual
As grandes exibições resultantes da primeira Revolução Industrial (1760 até 1880) são o início que atualmente chamamos de comunicação visual. Há diferenças essenciais entre o profissional atual e o originado pela nova conduta nas artes aplicadas durante a era industrial, pois as funções das artes visuais aplicadas evoluíram com a implantação de novos meios de comunicação visual. Sobre a influência dos propósitos da Bauhaus, (a primeira escola de designer do mundo, criada por Walter Gropius em 1919), vão se especializando nas áreas específicas do profissional de artes gráficas, na função dos elementos visuais.
“[...] comunicação visual entendida como desenvolvimento de trabalhos e estruturação visual, como comportamento global, como identidade visual, como criação de códigos visuais [...]" (WOLLNER, Alexandre, p.6).
Somente na segunda Guerra mundial que se desenvolveu o designer gráfico, um profissional que nasce a partir dos anos 50, lida com os problemas técnicos de criação dos elementos visuais, denominados programador visual ou designer gráfico. Comunicação visual, todo meio de comunicação expresso, utilizando componentes visuais: imagens, vídeos, símbolos (signos), desenhos, gráficos, tudo que pode ser visualizado.Segundo Munari (1997, p.8 input PANIZA, 2004 p.23)
Define a comunicação visual como um “tema muito vasto, que vai desde o desenho até a fotografia, as artes plásticas, o cinema; desde as formas abstratas até as reais, de imagens estáticas a imagens em movimento, de imagens simples a imagens complexas [...]”.
2.2.1 Elementos da Comunicação Visual
Para formar uma obra, desenhos, pinturas, a essência é composta pelos elementos básicos (ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, dimensão, escala e movimento).
2.2.2 Ponto
Unidade simples, em conjunto com vários pontos, forma uma imagem nos proporcionando a impressão e tom. (figura 2). A partir do ponto o pintor Francês Georges Seurat, aplicou a técnica do Pontilhismo ou Pintura dos Pontos, consiste em vários pontos representando tons a sombra e as cores (claro e escuro).
“Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam. Ponto é um sinal sem dimensões, deixado na superfície. Ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima” (apud ANCHIETA pag.7 DONDIS, 1997).
[pic 3]
Figura: 2 - O grande Circo, 1891- George Seurat.Técnica do pontilhismo
Fonte:
2.2.3 Linha
Quando inserindo pontos do mesmo tamanho em sequência bem próximos, dando a percepção de linhas, formando uma imagem. Segundo Rudolf Arnheim, psicólogo alemão, as linhas exibem 3 formas diferentes nas artes visuais:
...