A Teoria da Comunicação
Por: mehcindy • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
NOME DO ALUNO: Caroline Barbosa Pereira
RGM: 15498671
DISCIPLINA: Psicologia das cores e percepção
NOME DO TUTOR:
Meu estudo de análise foi realizado em cima do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” de Jean-Pierre Jeunet.
A composição cromática do filme é formada na maior parte das cenas pelas cores verde, vermelho e amarelo que são cores vibrantes e possibilitam ao telespectador uma sensação agradável e foi justamente essa intenção que o diretor quis provocar a todos que assistissem ao filme, com essa paleta de cor ele remete as cores ao sentimento de alegria e ao que é fantasioso, dessa forma contagia o público e faz com que ele se sinta feliz ao decorrer das cenas do longa.
Ao analisar a paleta vibrante do filme, podemos perceber a brincadeira que é feita com cores opostas e complementares tanto no cenário, como na luz e no figurino dos personagens. A cor vermelha e verde é usada para enfatizar cenas surreais do filme assim como podemos observar na imagem abaixo:
[pic 1]
(FONTE Imagem: http://www.shutterstock.com/pt/blog/magia-audiovisual-4-maneiras-nas-quais-a-paleta-de-cores-pode-transformar-seu-trabalho)
Outras cores também são usadas na composição cromática do filme, porém com menos intensidade.
O vermelho e o verde exercem como função direcionar o olhar do telespectador para objetos, personagem e ambiente em destaque, além de equilibrar os tons que são distintos, quente e frio. Enquanto o tom amarelado dá ao cenário um toque acolhedor e familiar.
...