A Teoria da Formatividade
Por: Zé Tiago • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
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JOSÉ TIAGO DE OLIVEIRA PINTO
RA 8007638
RESUMO UNIDADES 1 E 2
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de ESTÉTICA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
POLO SÃO PAULO
ANO 2016
ESTÉTICA: A FORMATIVIDADE NA SALA DA VIDA
Podemos dizer que a teoria da formatividade segundo o esteta italiano Luigi Pareyson é o que vivemos dia após dia. Desde o nosso nascimento uma constante formação e evolução a partir das experiências vividas dos aprendizados que temos primeiro com nossos pais e familiares depois com amigos e colegas e professores que vão nos dando dados para fazermos vários INSIGHTS para que nós tornemos uma obra formada e durante nossa vida sejamos executados e interpretados e reinventados dia após dia .
E na arte esse complexo modo de criação se baseia entre outros parâmetros o do existir a partir do fazer, transformar, tentar, sentir, praticar, experimentar viver a arte naquele momento em que ela está sendo criada ou recriada.
Para Pareyson são essas algumas questões reflexivas que fundamentam essa teoria: o nascimento do insight, o diálogo entre o autor e a matéria, a técnica do autor, seu conteúdo espiritual, e o complexo e aventuroso caminho de tentar, errar e corrigir. Estas são algumas etapas do processo de criação e invenção, logo após vem o que o esteta chama de forma formada, é o insight completo, restando agora a execução, leitura a interpretação da obra.
Esta leitura estética musical filosófica proposta pelo esteta italiano Luigi Pareyson, pode ser utilizada em inúmeras formas na sala de aula, como por exemplo; aguçar a curiosidade e a criatividade dos alunos em processos inventivos através da exploração dos sentimentos e sensações, ao apreciar a obra pela visão estética de Pareyson, estreitar os laços entre professor e aluno fazendo juntos uma análise de obras musicais do gosto do aluno e do professor, assim trazendo uma oportunidade para ambos se conhecerem através do gosto musical, desta forma o professor terá mais dados para preparar atividades de acordo com a realidade sócio cultural de cada aluno. Estas são só algumas possibilidades.
Através dos estudos de Pareyson fomos comtemplados com riquíssimas e poderosas armas pedagógicas, que após seu estudo me parece ser quase que impossível ou muito difícil enxergar o processo de ensino e criação não só da arte mas de diversos processo da vida sem olhar para a teoria da formatividade, por isso acho de suma importância o aprofundamento do estudo e prática no dia a dia deste olhar estético de Luigi Pareyson.
Referências:
Unidade 2 – Teoria da Formatividade: uma ferramenta estético-filosófica do educador musical
Unidade 1 – Conceitos Pareysonianos: A porta de entrada para uma reflexão estético-educativa
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