TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO
Por: Jeconias Moraes • 19/3/2017 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1][pic 2]
NOME: JECONIAS SANTOS DE MORAES
RA: 8029634
TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Estética Para a Educação Musical, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
POLO: Porto Alegre
ANO: 2017
TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO
A teoria da formatividade nos faz pensar de forma mais ampla a respeito de obras de arte. Nos dá um caminho para guiar nossos futuros alunos para um aprendizado mais leve, mais dinâmico e menos engessado. Dando a eles a liberdade de inventar e imaginar.
A meu ver, ela segue o mesmo princípio do provérbio chinês que diz: ”Não dê o peixe, ensine a pescar”. Pois nos dá os passos a seguir, desde o início do processo criativo até o término, mostrando ao aluno que ele é capaz de criar e, assim sendo, fazendo-o ter um pensamento mais aberto quanto a arte, visto que teve a experiência de ver por uma outra ótica. A de criador e não de expectador.
Ela abre a porta do diálogo entre professores e alunos, fazendo com que o compartilhamento de ideias e experiências seja parte de um rico material didático, ajudando na formação musical e crítica.
Faz o aluno criar, fazer, refazer, corrigir e enfim completar a obra.
O professor propõe referências para dar o start na criação, com essa base e a capacidade inventiva, se abre um mundo de novas ideias e possibilidades para a criação. Tudo isso com cuidadosas intervenções técnicas do professor, para ter um equilíbrio entre técnica e criatividade, geram um ensino mais eficaz e totalmente voltado ao aluno, o que pode nos fazer refletir que isso se faz necessário em qualquer disciplina, pois deixaria as aulas mais dinâmicas, participativas, atrairia mais a atenção dos alunos e formaria um elo mais forte entre professores e alunos.
...