A importancia da dança na formação do estudante cidadão
Por: Ameruje • 28/9/2015 • Dissertação • 376 Palavras (2 Páginas) • 1.470 Visualizações
A Importância da dança na formação do estudante cidadão.
A criança percebe o mundo a sua volta, através do movimento. Mesmo antes do nascimento, ele está presente. Ao nascer e durante toda a sua vida é através do movimento que o ser estabelece suas relações, faz suas descobertas e cria todas as possibilidades de aprendizado. É através do movimento que se dá o desenvolvimento cognitivo do ser.
A dança é a linguagem simbólica mais antiga da humanidade, uma forma de movimento que trás inserida em si, bem mais que mover-se. De maneira geral, traz consigo significados próprios, em forma de movimento: Sentimentos, acontecimentos, expressividade, culturas... Apesar do importante contexto da dança, ela é, ainda, vista nos meios escolares como simples ato relacionados às festividades, como forma de recreação, além de que, ela não teria um caráter utilitário, ou seja, não prepararia o aluno para o trabalho. A dança é vista meramente como o ato de divertir.
Mas, o que há de importante atrás da dança? Uma criança de forma inconsciente realiza movimentos que imitam a dança, reforçando a sua forma de expressão, criatividade e espontaneidade. O aluno passa a reelaborar a vida, reestruturar os seus aprendizados. O desenvolvimento do trabalho da dança promove no aluno o autoconhecimento e a socialização. As danças tradicionais seriam uma forma de ligação entre a dança e a educação, onde o aluno apropriasse do conhecimento do seu próprio corpo, interligando a cultura popular e o conhecimento cientifico, sem uma rigidez, pois as danças populares abraçam qualquer corpo, de simples desenvolvimento, abre a arte para qualquer pessoa, estabelecendo-se aí a questão da cidadania.
Rudolf Laban traz, também, através de seu método, uma inclusão de demanda social, no trabalho com crianças e pessoas com patologias físicas e psíquicas. Temos aqui a “Dança para todos de Laban”.
E é com esta ideia que a dança deve contribuir para a formação de estudantes cidadãos. Todos, sem exceções, porém, com a preservação do indivíduo, com respeito ao singular que se transforma. E nesta metamorfose através da dança, cria-se a diversidade. Juntos, um ou mais corpos, diferentes e em contato, dançando, despertando a cooperação, a igualdade. È no poder da consciência e na expressão através do movimento que se faz o indivíduo e, por conseguinte cidadão mais centrado, mais capacitado a aprender.
...