AS TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: PSICANÁLISE
Por: Gabriela Carvalho • 23/4/2022 • Projeto de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
AVALIAÇÃO SUBJETIVA I
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: PSICANÁLISE
ALUNO: Gabriela de Carvalho Gonçalves
MATRÍCULA: 20192114053
SEDE: Grand Shopping – Noite
1.Como conseguimos conhecer o inconsciente?
De acordo com Freud, o acesso ao inconsciente só é possível a partir do consciente. Seu acesso pode ser realizado por meio de várias ferramentas comportamentais, que são interpretadas pelo paciente e o psicanalista junto. Dentre elas, estão os atos falhos, os chistes, e, principalmente, os sonhos.
2.O que é repressão e recalque?
O primeiro mecanismo de defesa detectado por Freud foi a repressão.
O inconsciente é constituído a partir do processo de repressão.
A repressão é o mecanismo que impede que o conteúdo pulsional ascenda à consciência, o indivíduo reprime o conteúdo desejante e acaba ignorando o próprio desejo, já que a maior parte surge em uma instância inconsciente.
3.Porque para a psicanálise os ideais do livre arbítrio poderiam estar equivocados?
Para a psicanalise a ideia não faz sentido, acredita que não decidimos ou fazemos tudo que queremos. Muitas das coisas que deixamos de fazer são recalcadas pelo inconsciente e muitas outras que fazemos e não faz muito sentido, essas coisas vieram modificadas pelo inconsciente.
4.Qual o papel da censura no funcionamento psíquico?
Se trata de uma barragem seletiva e permanente na mente de uma pessoa. Esse filtro mental se localiza entre os sistemas inconscientes, pré-consciente e consciente, de maneira a influenciar a origem do recalque.
5.Como a psicanalise percebe os afetos no tratamento analítico?
Freud destaca que o analista não deve responder ao amor do paciente, mas também não deve suprimi-lo. Os afetos, são percebidos através da transferência.
6.O analista pode realizar notas durante a analise?
Não se pode realizar notas durante a analise, excetos sonhos, para a interpretação, unicamente, fora isso, o mais adequado é a escuta com atenção.
7.Porque o analista não deve solicitar lição de casa para o analisando?
Pois as sessões não seguem roteiro, o analisando deve trazer o que tem vontade, sem estipular planejamento ou estudo sobre os assuntos que estão sendo abordados.
8.Porque o analista precisa ser espelho para seu paciente?
O analista deve seguir a teoria da tabula rasa, respeitar e conhecer todo o processo do analisando, cada sessão é uma nova experiência, uma nova pagina em branco, assim o seu paciente pode sentir confiança e abertura para iniciar novos assuntos em cada sessão.
...