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BOLAS DE CADA TEMPO HISTÓRICO

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Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

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FÁTIMA SELMAIRA CARNEIRO FREITAS PEREIRA

DANÇA PARA EDUCADORES

Rondonópolis- MT

2014

BALÉS DE CADA ÉPOCA HISTÓRICA

No período da Idade Média a igreja por não aceitar outras crenças proibiu a dança uma vez que ela foi vinculada ao pecado. A igreja não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses que continuavam a fazer festas nas épocas de semeadura e colheita e para camuflar introduziram personagens de santos e anjos o qual a igreja incorporou mais tarde A dança é considerada a arte mais antiga. Antes de o homem aprender a cultivar a terra, ele aprendeu a dançar.

Desenhavam ou gravavam as figuras nas cavernas, que registravam seus movimentos, e consideravam sagrados incorporados em rituais religiosos para agradar os deuses os reis e mesmo para os homens conquistarem suas mulheres. A dança foi classificada como: Dança Sagrada e Dança Profana. A dança de roda foi a matriz das outras.Na . Guerra dos Cem Anos, das piores colheitas da era medieval e da crise da Igreja, a dança seguiu as tendências refinando suas formas, variando seus ritmos e simbolizando a morte em seu sentido mais brutal. Os ritmos passaram a ser mais variados, alternando tempos lentos e tempos rápidos. Foi nesse momento, entre os nobres.

No decorrer logo com o declínio do Império romano as danças praticamente desapareceram as danças.Destacou duas dançadas naquela época está a Carola e o Tripudium, sendo a primeira uma dança de roda e o segundo uma dança em três tempos, na qual os participantes não se tocavam dançavam mascarados. O ritmo do som de cantos Gregorianos, e ritmadas com tambores e tamborins que apareceu o Momo, um gênero de dança que serviu como base do futuro ballet-teatro.

A Idade Média foi marcada por artistas mambembes, (de acordo com Mendes). Corriam para se apresentar em feiras ao redor dos castelos, depois eram exibidas e imitadas pelos nobres. Surgia então a dança de salão, que passou a ser conhecida em quase toda a Europa por volta do século XV. Foi a época das danças: CHACCONE, GAVOTA, MINUETO, PAVANA, etc.

O Balé nasce nesta mesma época nas cortes, com o incentivo de Luis XIV tornaram profissionais.

O primeiro “balé da corte”, intitulado Le Ballet Comique de la Reine (O

Balé Cômico da Rainha, com participação de carros alegóricos e efeitos cênicos.

Luis XIV fundou a Academie Royale de la Danse. A chamada “comédiabalé” veio para substituir o “balé da corte”. A primeira tentativa do gênero foi Les

Fâcheux (Os Inoportunos). O esquema da comédia era entremeado e enriquecido

com bailados.

Com os profissionais e mestres estudavam as possibilidades de expressão do corpo e consequente elevavam o nível técnico das danças.

A dança evoluía e a mentalidade das pessoas também.

Em 1700 as danças saiu dos palácios e chegou ao teatro, com alguns trechos de ópera.

Dê 1727 á 1810 – tivemos de fato uma reforma na dança ( como mostra no texto). Nesta época também foi criado temas para o balé. Ainda não era uma arte autônoma, com os espetáculos realizados por ciganos, dançarinos e...

No período Renascentista a dança inspirava a arte e se tornou uma dança erudita, onde os participantes tinham que saber, além da métrica, os passos. E assim surgiram os profissionais e mestres, que estudavam as possibilidades de expressão do corpo e consequentemente elevavam o nível técnico das danças. Os professores eram pessoas altamente valorizadas nas cortes, sendo convidados especiais em todas as festas e respeitados pelas famílias e muitas vezes eles chegavam a assumir o papel de pais e chefes de família nas apresentações das noivas a suas futuras famílias,

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. A palavra “barroco” significa “pérola irregular” ou “pérola deformada” representando de forma pejorativa a idéia de irregularidade. De início, era usada pra designar o estilo da arquitetura e da arte do século XVII, que se caracterizava pelo estilo rebuscado e pelo emprego excessivo de ornamentos. Na música, o termo é indicado para designar o período que

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