CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Por: jhennetacarvalho • 2/3/2019 • Exam • 2.007 Palavras (9 Páginas) • 417 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JHENNETA CARVALHO KRAEMER
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
ESTAGIO SUPERVISIONADO I
[pic 3]
Rio Verde
2018
JHENNETA CARVALHO KRAEMER
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatorio I.
Prof. Valquiria Aparecida Dias Caprioli
Rio Verde
2018
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 Identificação do campo de Estágio
- Nome da organização: HOSPITAL MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO
- Endereço completo: Avenida Jerônimo Martins S/N; Parque Bandeirantes
- Cidade: Rio Verde UF:GO
- Telefone: (64) 36211699 – 36202120
Email: hmrvgo@hotmail.com
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora: Ivanei Rodrigues da Silva
- Nº do CRESS: 4321
O Hospital Municipal de Rio Verde, esta localizado no interior do Estado de Goiás na região Sudoeste na Cidade de Rio Verde Goiás, foi inaugurado em 1989, pelo governo Estadual na gestão do Governador Henrique Santillo e o Secretário Estadual de Saúde Antonio Faleiros, ficando sob a administração da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) até a data de 28/02/1999.
Em anexo se encontra organograma da instituição.
1.2 Estrutura Organizacional
Há no Hospital Municipal de Rio Verde a departamentalização político sócio administrativo, entre outros: Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição.
2 OBJETIVO INSTITUCIONAL
2.1 Natureza dos programas e projetos
O Hospital Municipal de Rio Verde presta assistência médica aos usuários com eficiência dentro dos princípios éticos que necessitem de atendimento imediato, na prestação de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Rio Verde, colaborando para o aperfeiçoamento de profissionais ligados à assistência médica hospitalar e cidades vizinhas, realizando e proporcionando meios para reabilitação física e social dos incapacitados, contribuindo para a educação sanitária da comunidade. Há a complementaridade do setor privado como forma de ampliar o atendimento aos usuários da política pública da saúde rio-verdense conta com a prestação de serviços dos laboratórios que possuem contrato de prestação de serviços junto ao fundo municipal de saúde:
- LABORTEST,
- MICRON,
-LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE RIO VERDE,
- DIAGNOSE,
- LABORATÓRIO SANTA TEREZINHA,
- HOSPITAL EVANGÉLICO DE RIO VERDE,
- CLÍNICA RADIOLÓGICA DE RIO VERDE.
2.2 Política Social
O serviço Social no campo da saúde caracteriza-se como um processo educativo que visa despertar na paciente a sua consciência crítica, incentivando a busca de alternativas de solução para o problema apresentado, num exercício de cidadania.
O serviço Social dentro da Instituição realiza atendimento a Usuários e familiares como:
- Prestar assistência social aos pacientes,
- Estabelecendo plano de intervenção;
- Desenvolver o acompanhamento do paciente com problemas sociais que estejam interferindo em seu tratamento de saúde;
- Incentivar o paciente a participar de seu tratamento de saúde;
- Realizar a Caracterização dos Usuários através de visita ao leito e entrevista social com paciente ou familiar ou responsável legal;
- Refletir com a família sobre a importância de sua participação e apoio no tratamento de saúde do paciente;
- Estimular, implantar e executar o trabalho educativo com grupos de pacientes e/ou familiares;
- Orientar a população usuária em relação aos recursos da comunidade e encaminhamento caso a necessidade (INSS, Conselho Tutelar, Estatuto do idoso, programas sociais governamentais e não governamentais etc...);
-Etc.
2.3 Recursos Financeiros
Os repasses das verbas para a realização dos trabalhos são obtidos pelos serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde), destinada diretamente à Prefeitura Municipal de Rio Verde.
3 ÂMBITO INSTITUCIONAL
As principais características da população atendidas pela instituição são: pessoas em situação de vulnerabilidade social que possuem o Sistema Único de Saúde – SUS e são atendidas aproximadamente 18.000 usuários mensal.
3.2 Processo decisório
As decisões partem das Gestões: financeira, administrativa, social.
3.3 Relação demanda/cobertura do atendimento.
Para atendimento médico ambulatorial, há na cidade ao Unidade de Pronto Atendimento – UPA; os Postos de Saúde, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) e os Programas de Saúde da Família (PSF’s). A função destas unidades de saúde é especificamente o atendimento médico a população. Mas geralmente, as crianças, são atendidas nesta instituição, e muitos pais deixam de marcar consultas para elas nas outras unidades de atendimento, achando mais fácil ir ao Hospital Municipal, pois lá de uma forma ou de outra serão atendidos no mesmo dia.
...